Atualizado em 16/12/2022 16:09 por Éter 7 News
Início Economia Começar a investir: dicas essenciais para te ajudar!

Começar a investir: dicas essenciais para te ajudar!

Muitas pessoas gostariam de começar a investir dinheiro – em ações, títulos ou talvez alavancar produtos e investimentos alternativos.

Anúncio

No entanto, elas muitas vezes não sabem muito a respeito do mercado de ações e todos os investimentos que vão além da conta corrente. Isso permite que elas escapem de grandes oportunidades de lucro.

Para ajudar você a entender como começar a investir, nós preparamos o artigo de hoje com algumas dicas. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Anúncio

Como começar a investir?

Em primeiro lugar, para começar a investir você deve ter uma visão geral de suas finanças. Basicamente, você só deve investir dinheiro que você não precisa a longo prazo para a vida diária.

Porque no pior dos casos, seu dinheiro investido pode eventualmente desaparecer. Depois de determinar seu escopo financeiro, é importante descobrir que tipo de investimento você deseja para você.

Este ponto é muito importante para o investimento real. Só então você pode selecionar títulos e produtos financeiros que atendam ao seu tipo e necessidades.

Você deve estar ciente se prefere correr mais ou menos riscos, se os aspectos éticos do seu investimento podem ser importantes para você, etc.

Além disso, é importante considerar com antecedência, para que finalidade você realmente começa a investir em ações e por quanto tempo.

Você gostaria de ganhar uma parte da sua aposentadoria a longo prazo, promover a educação de seus filhos a médio prazo ou financiar uma viagem de sonho em poucos anos?

Todos esses fatores devem de fato ser analisados antes de começar a investir. Quando isso estiver estipulado, você pode entender mais sobre os investimentos que estão a seu alcance.

Onde começar a investir?

De fato, existem diversas formas de começar a investir. Entre as mais populares, estão:

  • Fundos de investimento
  • Mercado de ações
  • Tesouro direto

Para que você entenda rapidamente sobre cada um, eu vou explicar um pouco mais sobre eles logo abaixo:

O que são fundos de investimento e como eles funcionam?

Um fundo de investimento é quando você adquire uma cota e paga mensalidade para que haja uma administração do seu dinheiro.

Este fundo pode ser investido em ações, títulos (títulos do governo), imóveis, moedas, entre outros, é uma carteira de ativos.

O objetivo destes fundos de investimento geridos de forma ativa é ser melhor do que o mercado através de investimento inteligente e diversificação de ativos.

O que é o mercado de ações e como ele funciona?

No mercado de ações você poderá encontrar diversas empresas que possuem capital aberto que desejam vender parte do seu patrimônio na forma de ações.

Além do andar da própria empresa, muitos outros fatores influenciam as ações do mercado, como por exemplo, a economia no país onde a empresa é sediada.

A bolsa de valores é como uma feira, há milhares de ofertas de empresas para você adquirir, ou seja, você pode literalmente comprar um pedaço de uma empresa.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

A valorização, depende de muitos fatores, como já citamos, contudo, principalmente o número de ações vendidas é que conta para o aumento da ação. Ou seja, quanto maior a procura, maior será o valor da oferta.

O que é o Tesouro Direto e como ele funciona?

O Tesouro Direto é uma forma de investimento em que você compra títulos públicos que são disponibilizados pelo próprio Governo Federal. Dessa forma, você “empresta” dinheiro para o país.

Para começar a investir no Tesouro Direto não é necessário muito. Apenas um computador com internet e uma conta em uma instituição financeira são necessários. Além disso, o valor mínimo para investimento é de 30 reais, dando acesso ao investimento para milhares de pessoa. Além disso, a grande vantagem associada ao Tesouro Direto é a grande rentabilidade e liquidez que o mesmo possui. Além de os riscos serem mais baixos que a maioria dos outros investimentos.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário