Coronavírus: banho a seco ajuda no bem-estar do paciente no leito

Atualizado em 14/10/2020 15:51 por Éter 7 News

Anúncio

Para o paciente que está internado e não consegue realizar as suas práticas de higiene, tomar um banho convencional com a ajuda de bacias e jarros nem sempre permite uma sensação de conforto; especialista lista vantagens do banho a seco para esses casos

São Paulo, outubro de 2020 – Com a chegada do coronavírus, muitas pessoas precisaram ser internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por conta de agravamentos respiratórios gerados pelo vírus. Mas o que pouco se sabe é que, pelo fato de se encontrarem em estado grave, conectados a diversos aparelhos e muitas vezes de bruços (posição prona) para melhora dos parâmetros respiratórios, esses pacientes deixaram de receber cuidados básicos como o banho no leito, devido ao modo como este procedimento é realizado hoje em dia. O banho no leito, por sua vez, é considerado uma prática terapêutica, que apresenta benefícios clínicos aos pacientes, tais como higiene  e preservação da integridade corporal, estímulo à circulação, indução de conforto, relaxamento e prevenção de doenças.

O problema é que o banho no leito convencional, ou seja, do modo que é feito hoje utilizando bacias, jarros e água, pode gerar desconforto e ameaça à segurança do paciente, além de aumentar as chances de contaminação cruzada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Latino-Americana de Enfermagem, o banho no leito a seco apresenta benefícios como menor tempo de duração e exposição do paciente ao ambiente hospitalar quando comparado ao banho no leito convencional. No banho tradicional o paciente está sujeito a efeitos negativos como alterações hemodinâmicas e respiratórias, pois neste procedimento a utilização de água com jarros e bacias demanda um maior tempo e exposição do paciente para a realização da higiene.

Anúncio

Segundo Andrea Mendes, fundadora da Cath Care, fabricante nacional de equipamentos do ramo de saúde fundada em 2017, existem muitas vantagens em apostar em um kit banho a seco para os pacientes no leito. “É uma prática que já vem sendo utilizada em outros lugares, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, que beneficia as pessoas que estão enfrentando esse momento difícil, proporcionando uma sensação de bem-estar. Aqui no Brasil estamos atrasados nesse quesito”, comenta a fundadora da empresa que está trazendo agora em outubro a linha de banho a seco HigiCare para pacientes no leito.

Abaixo, ela lista as principais vantagens desse processo:

Menor risco de contaminação cruzada e infecções: no banho convencional são utilizados jarros, bacias, sabonete e água. Isso pode gerar contaminação cruzada, uma vez que esses utensílios são higienizados com álcool 70% e reutilizados. Já existem estudos que mostram que essa prática de higienização nem sempre é eficiente e alguns utensílios podem apresentar microrganismos, aumentando o risco de contaminação e infecção em pacientes críticos e com baixa imunidade.

Além disso, a água depois de um tempo esfria, gerando desconforto ao paciente, atrapalhando o processo. Há ainda o risco de contaminação da água pela exposição a agentes externos.

Leia também:

“O banho a seco é composto apenas de um kit descartável e individual, diminuindo o custo de higienização e esterilização de bacias e jarros. Também reduz o uso de toalhas e lençóis e seus custos com lavanderias”, complementa Débora Guerra, Enfermeira Especialista de Produtos da Cath Care.

Proporcionar um momento de bem-estar para o paciente: os pacientes com covid-19 em estado crítico ficam internados com ventilação mecânica e muitas vezes não é possível realizar o banho tradicional por causa de demandas mais urgentes. Mesmo quando este é realizado, há o risco de a secagem não ser completa devido às condições do paciente e equipamentos usados no leito. Dobras e regiões do corpo podem ficar úmidas e sujeitas a proliferação de microrganismos, aumentando o risco de infecções e fungos nestes pacientes.

“Estamos em uma pandemia, com muitos pacientes internados e há uma questão de tempo e praticidade. Em muitos casos são poucos profissionais para cuidarem de vários leitos.  Com o banho a seco, é possível realizar uma higiene mais eficiente e rápida, garantindo conforto e segurança aos pacientes críticos. O banho a seco é seguro, prático, rápido e confortável”, salienta Débora.

Redução de custos: como citado acima, além de trazer benefícios para quem está enfrentando o vírus, também ajuda os hospitais que, consequentemente, gastarão menos com água, lavanderia e também com o processo de higienização e esterilização dos utensílios, já que os materiais dos kits são 100% descartáveis. “O banho a seco gera agilidade no preparo, controle de estoque e operação logística mais eficiente.”, finaliza Débora Guerra.

Sobre a Cath-Care

A Cath-Care é uma fabricante nacional do ramo da saúde que produz inovações e soluções médicas nos segmentos de cuidados críticos, higiene, oncologia, terapia infusional e cardiologia. O projeto teve início em 2017, quando seus idealizadores perceberam que o mercado de saúde estava se transformando e seria necessário um novo olhar para a criação de soluções, com flexibilidade de produção e produtos customizados visando atender esse novo cenário. A empresa visa entregar cada vez mais experiências na saúde, agregando produtos de qualidade para os profissionais de saúde e pacientes. Mais informações: cathcare.com.br

Deixe um comentário