Atualizado em 20/09/2022 17:55 por Éter 7 News
Início Esportes Natação: 5 benefícios que você precisa conhecer!

Natação: 5 benefícios que você precisa conhecer!

A natação é uma atividade que consiste em permanecer na superfície da água ou flutuar, movendo os braços e as pernas. Também é visto como um esporte se for praticado para competir.

Anúncio

Através de sua evolução e de acordo com as solicitações individuais e sociais, a natação tem várias formas: natação recreativa, por prazer e senso lúdico; natação para prevenção e cuidados de saúde e natação competitiva.

A natação é uma atividade fabulosa, com inúmeras vantagens para aqueles que a praticam.

Anúncio

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da natação, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

5 benefícios da natação que você precisa conhecer!

1. Desenvolve a coordenação

A natação funciona com muitos movimentos corporais ao mesmo tempo. Para se mover na água, você deve mover seus braços e pernas, enquanto, além disso, presta atenção à flutuação e à respiração.

Para seguir em frente, você realiza todos os movimentos simultaneamente e com ritmo, para adquirir grandes habilidades de coordenação.

2. Trabalha diferentes grupos musculares simultaneamente

Na água, devemos exercer mais força para nos mover devido à densidade da água, e é por isso que é necessário usar uma boa parte do nosso corpo para se mover.

Isso permite que muitos grupos musculares sejam trabalhados na água. E como todo o exercício ocorre simultaneamente, é possível desenvolver os músculos com pouco tempo de exercício.

Alguns dos músculos que são trabalhados na natação são os seguintes:

  • Nas pernas: quadríceps, isquiotibiais e tibiais;
  • Nos braços: bíceps e tríceps;
  • No antebraço e na mão: supinadores e pronadores;
  • Na parte de trás: dorsal, trapézio e deltoides;
  • Peitoral;
  • Abdominais.

3. Aumenta a capacidade pulmonar e melhora o sistema respiratório

Como nadar requer uma respiração adequada, tanto para flutuar quanto para mergulhar a cabeça, o sistema respiratório é fortalecido com esse esporte.

Para poder flutuar, é necessário saber como inflar adequadamente os pulmões e, para poder nadar com a cabeça debaixo d’água, é necessário aprender a nadar com ritmo e otimizar o uso do ar.

A natação é boa para pessoas que têm doenças respiratórias, incluindo aquelas causadas por fumar ou estar em ambientes contaminados.

4. Melhoria da circulação e do sistema cardiovascular

Para o sistema cardiovascular, também há muitos benefícios oferecidos pela natação.

  • Melhora o consumo de oxigênio;
  • Diminui a frequência cardíaca;
  • Cria resistência;
  • Regula a pressão arterial.

Tudo isso se deve ao fato de que o exercício é realizado em um ambiente aquático, que tem várias vantagens.

O corpo permanece fresco enquanto está na água, além do fato de que, na maioria dos exercícios de natação, estamos em uma posição horizontal.

Essas duas coisas facilitam a circulação do sangue pelo sistema, já que o sangue pode ser distribuído uniformemente no corpo sem tanto esforço para o coração.

Como estar na água implica menos esforço para o coração, ele pode tolerar maior atividade física.

5. Reduz o estresse

O exercício em geral é um redutor do estresse, porque através da atividade física o sangue do nosso cérebro circula de forma mais eficiente, além do fato de produzir substâncias como serotonina, dopamina e endorfinas, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Mas, além dos benefícios do exercício em geral, há o fato de que a natação é feita na água. Estar na água, além de ser refrescante, reduz a tensão muscular, bem como do coração e o ritmo respiratório, o que é benéfico para nos manter em um estado de relaxamento que permanece mesmo horas depois de estar na piscina.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da natação? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário