Atualizado em 18/07/2023 11:36 por Éter 7 News
Início Oportunidades 1000 vagas gratuitas no Paraná para curso que ajuda jovens a conquistar o primeiro emprego

1000 vagas gratuitas no Paraná para curso que ajuda jovens a conquistar o primeiro emprego

A oportunidade está disponível para estudantes que estejam concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio da rede pública de ensino de todo o estado

Anúncio

O Instituto PROA está com 1 mil vagas abertas para formar sua segunda turma no estado do Paraná. O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 4 de setembro.

Para se inscrever, o jovem precisa entrar no site e passar por três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro, depois responde a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.

Anúncio

O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. São 7h30 de aulas por semana, em média 1h30 por dia, de segunda a sexta-feira. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quintas-feiras. 

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado. Após concluírem a formação essencial do curso, os jovens podem optar por cursar as trilhas técnicas disponíveis e potencializar ainda mais seu currículo profissional.

São 7 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).

“A Plataforma PROA conta com tutores capacitados para sanar todas as suas dúvidas, além do acompanhamento diário, você consegue um feedback para lhe ajudar a melhorar cada vez mais e se sentir pronto para os desafios do mercado de trabalho.”, afirma Eduarda Chieretto, aluna da primeira turma do curso no Paraná.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, no 2º trimestre de 2022 a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado do Paraná era de 12,6%, o triplo em comparação com adultos.

Geralmente, a taxa de desemprego entre jovens é maior do que a taxa de desemprego entre adultos porque os jovens geralmente têm menos experiência e qualificações, o que os torna menos competitivos no mercado de trabalho.

“Essa será a nossa segunda turma no Paraná, nos esforçamos para criar oportunidades para os jovens, por meio de pesquisa realizada pelo IBGE que mostra que no 2º trimestre de 2022 a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado do Paraná era de 12,6%, o triplo em comparação com adultos. Nosso objetivo é ajudar a mudar essa realidade e qualificar jovens paranaenses para o mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação.

Desde então, já formou e impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior.

Atualmente, a Plataforma PROA atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

www.proa.org.br

Serviço – Plataforma PROA

Processo seletivo para a Plataforma PROA até 4 de setembro de 2023
Início das aulas: 11 de setembro de 2023
Inscrições através do site: www.proa.org.br/plataforma-proa

Requisitos: 

– Ter entre 17 e 22 anos;
– Morar no estado do Paraná;
– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Vagas para o todo o estado do Paraná: 1 mil

Leia também:

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário