Atualizado em 16/11/2022 17:09 por Éter 7 News
Início Saúde Flúor Dental: 3 dicas de como utilizar

Flúor Dental: 3 dicas de como utilizar

O flúor dental é um produto bem conhecido para aqueles que costumam frequentar o consultório dentista na frequência adequada, bimestralmente, principalmente porque ele em questão costuma ter um gosto bem característico. 



Entretanto, apesar de muito conhecido, não são todas as pessoas que conhecem suas propriedades ou entendem a importância de seu uso para manter em dia a saúde bucal e evitar doenças da boca, como é o caso de cáries e até mesmo da própria gengivite. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do flúor dental que é colocado no consultório dentista quando o paciente realiza a consulta através de um plano odontológico para cnpj

Assim como confira como esse produto é importante para saúde bucal, então, entenda todos os seus benefícios e propriedades. 


O que é o Flúor dental?

Para quem não sabe, o flúor nada mais é do que um tipo de mineral natural que pode ser encontrado na crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. 

Além disso, também é possível encontrar o flúor em alguns alimentos, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público.

Além de ser utilizado em consultórios odontológicos que atendem pacientes que possuem um plano de saúde para dentistas, o flúor também pode ser adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. 

De acordo com algumas organizações de saúde, como a Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, o uso do flúor tem sido altamente recomendado nos suprimentos de água. 

Isso porque, ele terá um efeito preventivo contra a cárie, doença bucal que pode levar o paciente a sofrer a perda de seus dentes.

Quais são os principais benefícios do Flúor dental? 

Assim como já mencionado anteriormente, o flúor tornou-se um produto característico do consultório de qualquer ortodontista, uma vez que este é utilizado em pacientes que utilizam os serviços do melhor plano odontológico, ou realizam suas consultas de forma particular. 

Isso porque, o flúor conta com vários benefícios para a manutenção da saúde bucal, entre eles, a principal é a prevenção às cáries, já que o flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em crianças que estão em desenvolvimento. 

Dessa maneira, ajuda a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes, criando uma maior resistência contra as cáries, motivo pelo qual muitos pais acabam indo pesquisar por quanto custa um plano dentário, já que pode afetar adultos e crianças. 

Um outro ponto é que o flúor auxilia durante as etapas de desmineralização e remineralização que acontecem de uma forma natural em sua boca. 

Em suma, é possível concluir que não é à toa que os dentistas utilizam esse tipo de produto, uma vez que ele só tem a oferecer benefícios aos dentes e deixá-los mais fortes. 

Como utilizar o flúor dental?

O primeiro passo é buscar por um profissional dentista. Você pode solicitar consultas de forma particular ou até mesmo pesquisar sobre um como funciona o plano odontológico da empresa

Para isso, dá para contratar algum plano dentário para facilitar não só as consultas com o dentista, como também simplificar a realização de qualquer tratamento que seja necessário. 

Em suma, uma vez no consultório dentista, o profissional irá realizar a aplicação tópica de flúor, com objetivos relacionados à prevenção de doenças bucais. 

Então, assim como já mencionado anteriormente, a maior função do flúor é fortalecer a calcificação da arcada dentária, seja de uma criança ou adulto. 

Receba Notícias e Conteúdos Legais em Nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

O flúor pode ser aplicado de dois jeitos: como espuma ou em gel, por meio de moldeiras que são ajustáveis. 

Assim, o flúor entra em um contato íntimo com a superfície dos dentes em um período de 2 a 4 minutos. 

Leia também:

Outro modo de aplicação do flúor é por meio de verniz. Essa maneira de colocar é mais recomendada para pacientes muito jovens que não toleram o uso de madeiras.

Quando é indicado o uso do Flúor dental? 

O primeiro passo sempre será a avaliação do profissional. Entretanto, é possível afirmar que a aplicação do flúor é indicada para:

  • Crianças a partir dos 3 anos;
  • Adolescentes;
  • Adultos, ainda mais com exposição nas raízes dos dentes; 
  • Idosos com problemas dentários. 

No geral, a aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses ou seguidas pela recomendação do dentista.

Desse modo, ela é fundamental para evitar o crescimento de infecções, cáries e o desgaste dos dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário