Atualizado em 03/10/2022 14:33 por Éter 7 News
Início Saúde Qualquer pessoa pode fazer implante dental?

Qualquer pessoa pode fazer implante dental?

O implante dental é um procedimento comum, principalmente entre as pessoas da terceira idade. Uma vez que, devido ao passar dos anos, os dentes podem desenvolver diversos problemas bucais e acabar ficando fragilizados e assim, precisam de extração ou até mesmo acabam caindo.



Em suma, nesses casos, o implante dentário entra em cena como uma alternativa ao paciente de reaver um dente para realizar algumas funções, como a fala e até mesmo a mastigação, uma vez que os elementos dentários são fundamentais nesse requisito.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o implante, bem como os detalhes da cirurgia implante dental.

Além disso, deve entender as indicações e contraindicações do procedimento e os cuidados necessários, para que possa escolher realizar um implante de forma segura para ter um belo sorriso e uma boa saúde bucal.



Tabela de Conteúdos

O que é implante dental?

O implante dental nada mais é do que um objeto que é colocado na boca do paciente por meios cirúrgicos para substituir um dente ausente por algum motivo, seja devido a queda ou extração por alguma doença, como por exemplo a cárie ou inflamação.

Sendo assim, a cirurgia de implante dentário é realizada justamente para fixar o implante nos ossos da arcada dentária.

Estrutura essa que também é chamada de pino e precisa estar fixa e segura na boca do paciente para que não haja acidentes e para que o implante não caia.

Além do pino, o implante também conta com uma coroa, que é chamada assim porque é encaixada no pino e possui o formato do dente que está substituindo, podendo ser confeccionada de porcelana ou de resina, por exemplo.

É justamente essa coroa que vai dar o aspecto estético a todo o tratamento em questão.

Qual a função do implante dental?

Assim como já mencionado anteriormente, buscar por um implante ou uma prótese fixa dentária é importante para pacientes que não possuem um ou mais dentes na boca por algum problema.

Por esse objetivo, o implante é contraindicado a pacientes que possuem dentes.

Além disso, o objetivo do implante é promover ao paciente conforto para se alimentar, bem como benefícios estéticos.

Uma vez que a falta de dentes pode comprometer a estética de seu sorriso e causar danos a sua saúde mental, como por exemplo uma baixa autoestima e ajudar no desenvolvimento de quadros depressivos.

Em suma, os principais benefícios desse tipo de procedimento são:

  • Eleva a autoestima;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Melhora a fala;
  • Devolve a função mastigatória;
  • Recupera a estabilidade da arcada dentária.

Em resumo, para realizar a cirurgia dentária implante é preciso a indicação de um dentista especialista.

Ele por sua vez, além de avaliar o quadro, precisa realizar exames pré-operatórios para se certificar que o paciente pode tomar anestesia e garantir que ele possui coagulação suficiente para evitar hemorragias.

Portanto, caso o paciente passe em todas essas avaliações de pré-procedimento, a cirurgia pode ser realizada em qualquer idade.

Só terá restrições apenas para pessoas com problemas de coagulação, doenças, como diabetes e pressão alta, ou se tiver dentes que foram recuperados com outros tratamentos.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em Nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Quais são os cuidados após realizar o implante dental?

Como se trata de um procedimento cirúrgico, que é feito em um clínica de implante dentário, o sucesso do procedimento vai depender de uma boa recuperação e de alguns cuidados.

Leia também:

Em primeiro lugar, é importante seguir todas as orientações médicas e manter consultas de retorno e acompanhamento para que o profissional possa acompanhar a recuperação.

Além disso, é importante evitar coisas como esforço físico por um período, alimentação com comidas duras, cuidado com quedas e traumas e tomar toda a medicação prescrita, seguindo à risca as orientações do profissional dentista.

Em suma, com a evolução da cirurgia e da recuperação, é necessário continuar tomando cuidados com a higienização bucal, se certificando de manter uma boa escovação e limpeza dos dentes depois do procedimento.

Uma vez que situações como essa podem ser motivos para bactérias e microrganismos desenvolverem doenças bucais.

Seguindo todos os cuidados necessários, é possível se certificar de um resultado positivo e satisfatório em relação ao implante dentário para ter uma boa saúde bucal e um belo sorriso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário