Atualizado em 15/07/2022 20:58 por Éter 7 News

Início Turismo Istambul turismo: tudo o que você precisa saber!
Istambul turismo, Mesquita Azul. Foto: Canva Pro.

Istambul turismo: tudo o que você precisa saber!

Istambul turismo, Mesquita Azul. Foto: Canva Pro.

Istambul é a maior e mais turística cidade da Turquia, com quase 15 milhões de habitantes. Além disso, a antiga capital dos impérios romano, bizantino e otomano é, apesar de sua turbulenta situação política, uma das cidades mais visitadas do planeta. Mas o que fazer em Istambul turismo?


Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Istambul turismo, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

O que fazer em Istambul turismo?

Santa Sofia

Istambul turismo, Santa Sofia. Foto: Canva Pro.
Istambul turismo, Santa Sofia. Foto: Canva Pro.

Santa Sofia não é apenas um dos lugares mais importantes para se ver em Istambul, mas também uma das maravilhas do mundo. É uma mesquita impressionante da qual podemos destacar algumas curiosidades:

  • Este belo edifício foi inaugurado em 360 e foi até 1453 uma antiga basílica patriarcal ortodoxa, exceto por um período de 57 anos, de 1204 a 1261, que se tornou a Catedral Católica. Atualmente, desde julho de 2020, este importante local turístico em Istambul foi convertido em mesquita pelo governo turco;
  • Este edifício é conhecido por sua enorme cúpula, que é considerada o resumo da arquitetura bizantina, e diz-se que “mudou a história da arquitetura”;
  • Santa Sofia sofreu vários terremotos;
  • Foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que o trabalho da Catedral de Sevilha foi concluído em 1520;
  • É talvez o monumento mais importante para se ver na Turquia, o mais visitado e um símbolo do país.

O interior de Santa Sofia é um dos lugares mais incríveis para se ver em Istambul e, sem dúvida, vai deixar você sem palavras.


As dimensões da sala principal são colossais de 70 por 74 metros, com uma cúpula de 56,6 metros de altura e 31,87 metros de diâmetro. Nas paredes e nas magníficas colunas há enormes medalhões decorativos.

Mesquita Azul

Istambul turismo, Mesquita Azul. Foto: Canva Pro.
Istambul turismo, Mesquita Azul. Foto: Canva Pro.

Outro dos símbolos da cidade e um dos principais edifícios a serem visto em Istambul é a Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed, construída pelo Sultão Ahmed I entre 1609 e 1616 e inaugurada em 1617 durante o mandato de Mustafa I.

O orgulho do sultão, que queria uma mesquita mais impressionante do que Santa Sofia, o levou a construir uma mesquita com seis minaretes (torres), algo que provocou muita controvérsia, já que Meca também tinha seis.

A controvérsia foi resolvida incorporando mais um minarete à mesquita saudita.

Apesar dessa rivalidade e da aparente igualdade de dimensões com Santa Sofia, a Mesquita Azul é menor, com uma grande cúpula central de 23,5 m de diâmetro e 43 m de altura.

No interior há mais de 20.000 azulejos azuis que adornam a cúpula e o topo da mesquita.

Leia também:


Palácio de Topkapi

O Palácio de Topkapi está entre os edifícios mais representativos para se ver em Istambul. Foi a principal residência dos sultões do Império Otomano e sede de seu governo de 1465 a 1853, quando o sultão Abdulmecid decidiu mudar sua residência para o Palácio Dolmabahçe, um palácio de estilo ocidental.

O Palácio de Topkapi tem mais de 700.000 metros quadrados espalhados por vários edifícios localizados em torno de quatro belos pátios que são acessados através de grandes portais.

Igreja de São Sérgio e São Baco (Pequena Santa Sofia)

Uma das joias menos conhecidas para se ver em Istambul é a Igreja de São Sérgio e São Baco, uma mesquita que tem sua origem em uma igreja ortodoxa, convertida em um templo muçulmano durante o Império Otomano.

A mesquita está localizada muito perto da pista de corrida e do bairro armênio, sua entrada é gratuita, então eu recomendo que você venha visitá-la.

Gostou de saber mais sobre o que fazer em Istambul turismo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário