Atualizado em 08/07/2022 15:15 por Éter 7 News

Início Tecnologia Mercado de TI: o que é e como funciona?
Mercado de TI. Foto: Canva Pro.

Mercado de TI: o que é e como funciona?

Mercado de TI. Foto: Canva Pro.

Para muitas pessoas, a tecnologia da informação (TI) é basicamente sinônimo de técnicos que você liga quando precisa de ajuda com um problema de computador. Embora essa visão da tecnologia da informação não esteja totalmente errada, ela minimiza o escopo do mercado de TI.


Para ajudar você a entender mais sobre o que é o mercado de TI, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

O que é o mercado de TI?

Tecnologia da Informação (TI) são todas aquelas ferramentas digitais ou programas de computador que permitem compartilhar, transmitir, gerenciar, processar, coletar dados ou informações. É frequentemente usado por organizações e empresas para seus negócios.

Sem dúvida, o objetivo claro é criar informações, para que possam ser analisadas pelas pessoas e tomar certas decisões sobre essa análise de dados.


Quando nos referimos a TI, estamos nos referindo a todo o aspecto amplo da informação. Na verdade, dentro das tecnologias da informação, encontramos hardware, software, redes ou periféricos.

Mercado de TI. Foto: Canva Pro.
Mercado de TI. Foto: Canva Pro.

Origens da Tecnologia da Informação

Embora se pense que a tecnologia da informação, como tal, seja algo do mundo moderno, na realidade, suas origens e história nos levam de volta ao quarto milênio a.C., pontualmente na antiga Mesopotâmia e no Egito.

Desde então, o homem vem transmitindo, processando e armazenando informações. É claro que, naquela época, não tínhamos os tipos atuais de tecnologia aos quais estamos acostumados, mas, no final, o conceito de TI se originou naquela época.

O homem sempre procurou armazenar e transmitir informações para suas gerações posteriores. As formas mais clássicas que conhecemos foram histórias e, claro, escrever em manuscritos, sutras e livros.

Hoje, todas essas velhas formas de transmitir informações evoluíram para formas como processadores de texto, filmes ou gravações de áudio/voz.

Esses avanços foram gradualmente devidos ao desenvolvimento da ciência da computação e dos computadores em geral, onde foram cada vez mais integrados a outros sistemas de telecomunicações, como rádios, TVs e outros.

Em particular, os computadores viram um avanço que permitiu que as informações fossem transmitidas como nunca antes, graças aos constantes avanços nas velocidades de processamento de dados, quantidade de RAM, processamento no nível da CPU e, é claro, velocidades e estabilidade geral fornecidas pela Internet moderna.

Portanto, é inevitável associar computadores a todos os tipos de dispositivos eletrônicos, como telefones, rádios, TVs, vídeos, tablets, automação residencial e todos os exemplos de tecnologia moderna que nos cercam.

Leia também:


Então, hoje, a TI se tornou uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento humano, econômico, cultural e social do homem no século XXI.

Mercado de TI. Foto: Canva Pro.
Mercado de TI. Foto: Canva Pro.

Onde se aplica o mercado de TI?

1. Educação on-line (e-learning)

A TI nos permite aprender on-line diretamente da Internet. Não é mais necessário ir a uma escola ou universidade para se tornar especialista em qualquer campo do conhecimento.

O conhecimento pode ser adquirido sem limites nas salas de aula virtuais nos diferentes sistemas de ensino on-line existentes.

2. Carros autônomos modernos

Um exemplo de TI é como os carros autônomos já são uma realidade em todas as partes do mundo. Alcançando através de sistemas avançados com supercomputadores e comunicação uma locomoção segura e totalmente independente.

3. Automação de vendas

As lojas clássicas onde íamos comprar nossas roupas, alimentos e dispositivos eletrônicos estão em constante evolução para plataformas de compra, venda e distribuição pela Internet.

Hoje em dia, graças a TI, não é mais necessário sair de casa ou conversar com ninguém para conseguir o que queremos.

Graças aos computadores, o trânsito de informações que antes era feito em um mercado ou loja física, hoje é feito em lugares como Amazon, Mercado Livre e outros.

Gostou de saber mais sobre o mercado de TI? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário