Atualizado em 05/07/2022 16:49 por Éter 7 News

Início Negócios Decorador de interiores: conheça as habilidades que ele deve ter
Decorador de interiores. Foto: Canva Pro.

Decorador de interiores: conheça as habilidades que ele deve ter

Decorador de interiores. Foto: Canva Pro.

O decorador de interiores é o profissional que se dedica a projetar espaços interiores para casas particulares, bem como escritórios e empresas.


Ele é uma pessoa especializada em luzes, cores, texturas, móveis e acessórios decorativos com um senso estético muito acentuado.

Nem todo mundo pode trabalhar nas áreas de design de interiores e decoração. No entanto, se você acha que tem as qualidades e a vocação necessárias para se dedicar a isso, este post lhe interessa.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as habilidades de um decorador de interiores, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!


Decorador de interiores. Foto: Canva Pro.
Decorador de interiores. Foto: Canva Pro.

Habilidades de um decorador de interiores

Cada decorador de interiores tem seu próprio estilo, mas todos eles têm em comum certas qualidades que os tornam capazes de realizar seus projetos com bom gosto e eficiência.

Vamos olhar para os mais comuns, se você considerar que eles também fazem parte do seu caráter e personalidade, você tem uma boa base para iniciar na profissão.

Paixão por decoração e design

É óbvio, mas não queremos dizer que você apenas gosta, queremos dizer que você é apaixonado por isso, a ponto de ser um verdadeiro hobby.

Ou seja, você passará a maior parte de suas horas trabalhando, pensando, falando e lendo sobre design de interiores e elementos de decoração. E, apesar de estar imerso neste tema o dia todo, sua dedicação será máxima porque você trabalhará no que realmente gosta.

Criatividade

Todo decorador de interiores deve ser criativo. Além de conhecer as tendências em decoração e respeitar as preferências dos clientes. Também deve fornecer um ponto de frescor e inovação. Assim como seu toque pessoal, desde que o projeto permita.

Incentive sua criatividade se mantendo atualizado com o que acontece tanto em seu setor quanto em outras áreas: arte, música, cinema, moda… Isso lhe proporcionará diferentes visões e conhecimentos que enriquecerão sua formação cultural.

Sempre solte suas ideias. Tente adaptá-las ao que seus clientes pedem a você. O importante é que você saiba como transmitir, com base em suas ideias, o que os clientes pedem a você.

Decorador de interiores. Foto: Canva Pro.
Decorador de interiores. Foto: Canva Pro.

Sensibilidade artística

Estou falando de uma profissão ligada à arte e ao design. A sensibilidade estética e artística é vital para realizar sua carreira como decorador.

Ela ajuda você a desenvolver sua imaginação e criatividade e é sua arma escondida. É a habilidade que permitirá que você crie seu próprio estilo e encontre a melhor versão de seus projetos.

É verdade que pode ser visto como uma capacidade bastante inata. No entanto, você pode cultivá-la lendo, observando além do que vê e viajando.

Leia também:


Encontre beleza em elementos que, à primeira vista, não são bonitos.

Sentido de espaço

Todos os seus recursos serão refletidos em seus projetos e a coerência dos projetos depende de ter um senso de espaço.

Essa habilidade permite que você tenha uma visão do espaço de diferentes maneiras. Em um só lugar, você deve ser capaz de reconhecer orientação, dimensões, volumes e distâncias.

Outro ponto muito importante a esse respeito é o da funcionalidade. Aqui falo sobre as diferentes funções e possibilidades oferecidas pelo espaço e pelos elementos que compõem o design da sala.

Empatia com as pessoas

O decorador de interiores deve ser capaz de transmitir suas ideias e argumentos aos clientes. Além de transmitir profissionalismo e know-how, também é sua obrigação se colocar no lugar dos futuros usuários do espaço projetado.

Para fazer isso, você deve ter empatia com as pessoas. E você deve ser uma pessoa capaz de ouvir.

Uma qualidade que, embora tomada como garantida em muitas ocasiões, nem todo mundo possui.

Embora cada profissional de decoração tenha seu próprio estilo, o principal são os requisitos do cliente. É o decorador de interiores que deve se adaptar às preferências dos clientes e não o contrário. É por isso que essas habilidades são básicas.

Gostou de saber mais sobre as habilidades de um decorador de interiores? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário