Atualizado em 11/05/2022 13:08 por Éter 7 News
Início Arte MON oferta programação especial na 20ª Semana Nacional de Museus
MON participa da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram - Exposição África. Foto: André Nacli.

MON oferta programação especial na 20ª Semana Nacional de Museus

MON participa da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram - Exposição África. Foto: André Nacli.

Atividades iniciam no dia 17 de maio e incluem mediação em exposições, palestra e oficina de arte. Ações são gratuitas, mas é necessário inscrição prévia. Confira a programação.

A partir de 17 de maio, o Museu Oscar Niemeyer realiza uma programação especial que integra a 20ª Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A primeira atividade, das 14h às 15h30, será uma mediação na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”.

Anúncio

A partir de uma conversa com os participantes, será proposta uma análise sobre a importância da coleção de arte africana, que recentemente passou a fazer parte do acervo do MON. A mediação será gratuita, mediante inscrição.

Em 2022, o tema da semana nacional é “O Poder dos Museus”, seguindo a proposta do Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

No dia 18, às 14h, haverá uma oficina artística especial: “As Formas da Fauna: Criação de Máscaras”. A partir da observação da fauna do continente africano e das peças presentes na exposição, a atividade propõe a criação de máscaras, utilizando técnicas de recorte, colagem e pintura. A ação é gratuita e requer inscrição prévia.

Anúncio

No dia 19, às 10h, ocorrerá a palestra “Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem”, com o arquiteto e artista participante da exposição “Afinidades”, Fernando Canalli. A participação é gratuita, mediante inscrição.

Ele vai abordar a instalação que faz parte da mostra, em cartaz na Sala 7 do MON. Ao utilizar espelhos estrategicamente dispostos para mediar um diálogo caleidoscópico com uma obra de Franz Krajcberg e uma porta africana utilizada em rituais, Canalli obteve um surpreendente resultado com a obra.

Para encerrar a programação, no dia 20, às 14h, haverá uma mediação gratuita com a equipe do Educativo do MON na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”. É necessário se inscrever.

A proposta será analisar as peças de arte asiática presentes na coleção, criando, em conjunto com os participantes, diálogos capazes de refletir nossas percepções sobre o Ocidente. 

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:

Mediação com a Equipe do Educativo na exposição África, Expressões Artísticas de um Continente

17/5 – 14h às 15h30

Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAfrica  

Oficina especial 20ª Semana Nacional dos Museus – As Formas da Fauna: Criação de Máscaras

18/5 – 14h às 16h

Inscrição: bit.ly/SNMoficinaAfrica

Palestra Afinidades, com Fernando Canalli – Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem

19/5 – 10h às 12h

Inscrição: bit.ly/SNMpalestraAfinidades

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Mediação na exposição Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses

Leia também:

20/5 – 14h às 15h30

Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAsia

Fonte: Agência de Notícias do Paraná – AEN.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário