Atualizado em 31/08/2022 22:07 por Éter 7 News
Início Saúde A saúde bucal pode afetar o seu desempenho esportivo?

A saúde bucal pode afetar o seu desempenho esportivo?

Muitos não sabem, mas o desempenho esportivo é muito influenciado pela sua saúde bucal, já que, além de permitir que você evite doenças, você ainda tem uma melhora na qualidade de vida.



Sendo assim, a busca por melhorias na saúde e higiene bucal é algo que vem sendo mais valorizado, após tanto tempo subestimado.

Antes de tudo, vale sempre ressaltar a importância de uma boa escovação diariamente, já que permite que seus dentes fiquem em um bom estado, além de impedir que bactérias se proliferam, causando doenças.


Além disso, se você estiver com manchas nos dentes, você pode realizar um clareamento dental, para retornar ao seu estado natural.

Por isso, é importante também entender qual é o papel da odontologia esportiva nos dias atuais, em que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a sua saúde, não só bucal, mas como num geral.

Correções dentárias às vezes são essenciais nesse mundo do esporte, por isso a ortodontia invisível vem sendo cada vez mais discutida.


Tabela de Conteúdos

Benefícios da saúde bucal no esporte

Como dito anteriormente, pouco se vê falar sobre a relação entre saúde bucal e um bom desempenho no esporte. Entretanto, por mais que muitas pessoas não saibam disso, essa relação existe, e têm mais benefícios do que se imagina.

A saúde bucal está relacionada diretamente com um bom funcionamento do organismo, ou seja, se você não possui uma boa higiene, automaticamente seu corpo sofrerá algumas consequências, além de que seus dentes passarão a sofrer danos, sendo necessário, às vezes, o uso de uma prótese fixa.

Quando um atleta sofre uma lesão na região da boca, seja na mandíbula ou em qualquer área, em primeiro prazo, ele não irá sentir tantos problemas, ainda mais se for tratado de prontidão.

Porém, quanto mais tempo você fica sem tratar esse problema, mais perigoso se torna a lesão, podendo causar sérios danos a longo prazo.

Outra coisa que vale ressaltar, é que não é somente na questão de saúde que a odontologia tem um impacto fundamental, mas também quando se trata de estética.

Muitas pessoas esquecem, mas o sorriso é algo importante para todas as pessoas e, quando não estão satisfeitas com os seus dentes, o desempenho pode ser influenciado.

Por isso, caso você não esteja satisfeito com o seu sorriso e deseja torná-lo mais apresentável, procure por valor clareamento dental e vá a um dentista de confiança, para que você possa realizar esse procedimento sem preocupações.

Outra coisa que vale constar, é quando aquela pessoa tem algum problema com a arcada dentária, e seus dentes são desalinhados ou possuem má oclusão, fazendo com que surjam problemas de respiração.

Para um atleta, é fundamental que não haja problemas de respiração, já que estão sempre em um pico alto de adrenalina.

Dessa forma, pode-se considerar que a prática de uma boa saúde bucal tem diversos benefícios, e deve estar sempre constante na vida de qualquer um, independentemente da pessoa praticar esportes ou não.

Leia também:

Mas vale ressaltar a importância para pessoas com alto desempenho, pois uma boa saúde bucal permite:

  • Evitar doenças bucais;
  • Melhor respiração;
  • Menos problemas na mandíbula;
  • Maior concentração no esporte.

Caso você tenha sofrido algum dano, ou tenha deixado alguma lasca no dente, decorrente de uma violência ou um trauma, é pertinente você colocar facetas de resina, para cobrir esses danos.

Como cuidar da saúde bucal

Agora que ficou mais claro a importância da saúde bucal no esporte, é sempre bom destacar algumas dicas que irão te ajudar na hora da manutenção da saúde bucal, permitindo que você pratique esportes sem muito receio.

A primeira coisa que se deve ter em mente, é que a higienização parte, principalmente, do individual de cada um. Então, você deve ter hábitos saudáveis desde sempre, realizando ao menos três escovações diariamente, com o auxílio de fio dental.

Além disso, se você pratica esporte, você também deve ter uma dieta balanceada. Muitos alimentos ricos em açúcares, por exemplo, são maléficos, tanto para o desempenho no esporte, quanto para a saúde bucal, já que há uma maior chance de contrair doenças, como cáries e gengivite.

Por fim, é recomendado que a cada seis meses você realize uma visita ao dentista, para que ele possa te instruir da melhor forma como você deve cuidar de seus dentes, além de te oferecer tratamento, caso você esteja passando por alguma dificuldade.

Relacionados:

Siga-nos no Google News:

Deixe um comentário