Atualizado em 18/03/2022 13:17 por Éter 7 News

Início Saúde A cor da língua pode indicar problemas na saúde bucal?
A cor da língua pode indicar problemas na saúde bucal?. Foto: Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com.

A cor da língua pode indicar problemas na saúde bucal?

A cor da língua pode indicar problemas na saúde bucal?. Foto: Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com.

Quando falamos em saúde bucal muitas pessoas associam esse cuidado à manutenção da estética e integridade dental. No entanto, o que é comumente ignorado é que a aparência da língua também é um indicador sobre o bem-estar da cavidade oral e do organismo.

Isso porque, a língua é um órgão composto por tecidos musculares, mucosa e centenas de papilas gustativas que funcionam como uma espécie de células nervosas, que estabelecem uma comunicação direta entre a região bucal e o cérebro.

Leia também:


Assim, essa estrutura além de ser responsável pela mastigação e dicção, também é capaz de indicar a presença de anomalias na saúde bucal ou no funcionamento de todo o organismo através de alterações na coloração, formato e textura da sua aparência.

No entanto, diversos fatores ao longo do dia podem acabar interferindo na estética da língua.





Por isso, antes de correr para um dentista para criança ou clínica odontológica geral ao perceber algum tipo de anormalidade, é preciso compreender como identificar os sinais de que está na hora de procurar ajuda profissional.

O que a cor da sua língua diz sobre a sua saúde oral?

Antes de conhecer as potenciais anomalias na estruturação da língua, precisamos compreender qual é a aparência deste órgão quando ele está completamente saudável. Segundo a Cleveland Clinic, isso se dá quando ela apresenta um aspecto:

  • Rosado;
  • Liso;
  • Consistente;
  • Homogêneo;
  • Com a presença de pequenos nódulos chamados de papilas.

Entretanto, a falta de higiene, problemas alimentares, o enfraquecimento do sistema imunológico ou o acometimento de alguma doença pode acabar alterando esse padrão. E, uma boa forma de perceber esses problemas é analisando a coloração do tecido.

1.    Muito vermelha

A coloração natural da língua é vermelha. Entretanto, quando o paciente está passando por algum quadro infeccioso ou inflamatório em diferentes partes do organismo, essa cor pode passar a ficar mais intensa. Isso se dá em decorrência do aumento da temperatura corporal.

Contudo, esse também pode ser um indicativo da privação de vitamina B12 – responsável pela integridade das papilas gustativas – ou da vitamina B3 na dieta dos pacientes.

2.    Esbranquiçada

Uma língua esbranquiçada ou que possui pontos brancos na sua superfície pode apontar para a presença da candidíase oral, que é uma infecção provocada pelo desenvolvimento do fungo Candida albicans que forma uma placa ao redor de toda a estrutura.

Além disso, quando a língua fica pálida – sem a presença de placas bacterianas ou fúngicas –, isso pode ser um sinal de desidratação, uso em excesso de cigarros ou bebidas alcoólicas, respiração oral ou falta de ferro no organismo.

Neste caso, é muito importante procurar um dentista especialista em retração gengival para garantir que qualquer que seja a causa dessa ocorrência, que ela não cause problemas irreversíveis da integridade do tecido gengival.

3.    Roxa

A presença de manchas roxas na língua é um sinal de que a circulação sanguínea naquela área do tecido está ou esteve comprometida. Isso pode ocorrer após um impacto intenso na região ou devido a uma mordida acidental, por exemplo.

Essas marcas geralmente aparecem associadas com dores, inchaço e desconforto durante a alimentação ou fala.

Normalmente, esse sinal desaparecerá sozinho em poucos dias, no entanto se a cor não melhorar em uma semana será preciso procurar um consultório odontológico 24 horas ou um pronto socorro.

4.    Amarela

A língua amarelada ou com uma tonalidade marrom geralmente não é necessariamente um sinal de que tenha algum problema grave com a saúde geral do paciente, mas um alerta em relação à possível causa de doenças graves: a má higienização bucal.

Entretanto, em casos mais raros, esse pode ser um sinal de icterícia – problemas no funcionamento do fígado ou na vesícula.





Geralmente, os pacientes que possuem icterícia também apresentam o amarelamento dos olhos ou da pele e, nesta ocasião, devem procurar um hepatologista.

5.    Preta

Comumente seguido da sensação do crescimento de pelos na língua, o surgimento de uma coloração mais escurecida ou preta indica o desenvolvimento excessivo das papilas gustativas.

Isso proporciona mais oportunidades de acúmulo de bactérias e células mortas na região.

Em contrapartida, algumas ocorrências mais raras podem ser originadas devido ao tabagismo, tratamento do câncer, redução da produção salivar ou HIV.

Por isso, ao perceber esse problema é importante consultar um dentista 24 horas e iniciar o tratamento adequado.

Tratamentos e ações preventivas que ajudam a manter a saúde bucal em dia

A língua, assim como todas as demais estruturas orais, constitui uma parte importante da aparência facial. Por isso, anomalias na região podem causar diversas inseguranças durante as interações sociais e na autoestima dos pacientes.

Desta forma, uma vez que o médico responsável tenha descartado qualquer tipo de patologia clínica que possa estar causando as alterações na aparência da sua língua, uma forma de garantir uma estética mais saudável é através de uma higienização qualificada.

Para isso, seja nas melhores clínicas de implantes dentários sp ou nos dentistas generalistas, a indicação é a mesma: não esqueça de fazer uma escovação suave em toda a superfície da língua e gengivas ou utilize duas vezes ao dia o auxílio do raspador lingual.

O bochecho com um enxaguante bucal também é uma boa forma de certificar a remoção de microrganismos danosos.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário