Atualizado em 31/08/2022 21:58 por Éter 7 News
Início Saúde Saiba como cuidar dos dentes depois de tirar o aparelho

Saiba como cuidar dos dentes depois de tirar o aparelho

O tratamento ortodôntico, realizado com o auxílio do aparelho dentário, é um procedimento odontológico extremamente importante, pois além de tratar dos problemas que afetam a estética bucal, também é fundamental para a correção das estruturas dentais.

Anúncio

Desta forma, os dentistas são capazes de consertar as falhas de formação que impedem o alinhamento adequado das arcadas dentárias e que podem interferir na mastigação, dicção, respiração, higienização bucal e até nos níveis de concentração e sociabilidade, como:

  • Apinhamento dentário;
  • Diastemas graves;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada;
  • Dentes grandes, entre outros.

Por meio dessa correção estrutural é possível tornar o sorriso mais harmônico e bonito, melhorar as funcionalidades bucais, prevenir o surgimento de doenças e problemas orais graves, fazer a manutenção da autoestima e ainda conquistar uma capacidade de absorção de nutrientes muito mais aprimorada.

Anúncio

Tabela de Conteúdos

Cuidados necessários após a remoção do aparelho dentário

Como o tratamento ortodôntico envolve o reposicionamento de todas as estruturas dentais, realizando a movimentação de cada um dos dentes e dos ossos maxilares e mandibulares, o uso do aparelho dental pode se estender por muito tempo.

Durante esse período é necessário que os pacientes tomem muitos cuidados e adaptem as rotinas para que elas se encaixem com as necessidades do tratamento. No entanto, após a remoção dos dispositivos ortodônticos, alguns cuidados devem ser mantidos.

Por isso é preciso que os pacientes se atentem em:

1.    Utilizar adequadamente a contenção

Após a remoção dos aparelhos e o reposicionamento dos dentes no local mais adequado, o tratamento deve ser continuado com o uso da contenção.

Esse dispositivo – que pode ser fixo ou removível – é um tipo de aparelho móvel que deve ser utilizado para impedir que os dentes voltem para a posição original.

Por isso, para que o progresso feito ao longo dos anos não seja desperdiçado, é muito importante que os pacientes façam o uso adequado desses dispositivos durante todo o tempo indicado pelos dentistas.

2.    Realizar os tratamentos de reparação estética

Principalmente quem usa o aparelho fixo, por ter um pouco mais de dificuldade com a higienização, pode acabar sofrendo com manchas nos dentes decorrentes da ação dos corantes alimentícios, em contraste com os locais onde o esmalte ficou protegido pelos bráquetes.

Assim, a realização de intervenções cosméticas como o clareamento dental pode ser uma boa pedida para a remoção dessas manchas e escurecimentos, deixando o sorriso livre de imperfeições.

Alguns tipos de plano dentario para mei, ou outros tipos de assistências dentais, podem auxiliar com a realização desses tratamentos, tornando-os mais acessíveis.

3.    Realizar uma boa higienização bucal

O cuidado com uma boa higienização bucal deve se manter mesmo após a remoção do aparelho. Afinal, depois de tantos anos cuidando para deixar o sorriso bonito e harmônico, nada pior do que contrair doenças que podem interferir nessa estética.

Além disso, algumas doenças – como a gengivite e a periodontite –, quando não tratadas adequadamente, são capazes de provocar a movimentação dental e até a perda dos dentes.

Assim, os resultados obtidos pelo tratamento ortodôntico podem acabar sendo perdidos.

4.    Fazer visitas regulares com o dentista

O uso do plano empresarial odontologico para a realização de visitas constantes ao dentista deve ser mantido, mesmo após a retirada dos aparelhos.

Afinal, esse acompanhamento é fundamental para a manutenção da saúde de todas as estruturas orais e para avaliações sobre possíveis movimentações dentais.

Vantagens de investir em um plano odontológico

Procurar saber mais sobre como funciona o plano odontologico da empresa pode ser tão benéfico nos momentos após a retirada do aparelho ortodôntico, quanto durante o próprio tratamento.

Isso porque, esse serviço vai auxiliar na redução dos custos de procedimentos, exames, diagnósticos e várias outras intervenções que visam manter a saúde e integridade do sorriso, bem como, a beleza e harmonia adquirida por meio do aparelho.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Com um plano odontologico para cnpj é possível consultar o dentista com maior regularidade, fazendo o acompanhamento das possíveis movimentações dentárias, impedindo o aparecimento de doenças e realizando cuidados profiláticos importantes.

Leia também:

Além disso, o investimento neste tipo de assistência médica pode ser estendido para os familiares ou dependentes dos titulares do plano, fazendo com que os filhos ou os parceiros também tenham acesso ao plano odontologico pme e à melhora de toda a saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Relacionados:

Siga-nos no Google News:

Deixe um comentário