Atualizado em 04/01/2023 15:08 por Éter 7 News
Início Negócios Bolsa de valores: dicas importantes de como começar!

Bolsa de valores: dicas importantes de como começar!

Se você é novo na bolsa de valores e quer começar a construir riqueza, então você precisa ficar atento a alguns detalhes.

Anúncio

Para ajudar você a começar a investir na bolsa de valores, nós preparamos o artigo de hoje com algumas dicas para você. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Dicas importantes para começar a investir na Bolsa de Valores

Se informe o suficientemente!

Qualquer pessoa que queira comprar um carro novo ou uma nova TV geralmente investe muito tempo na pesquisa e nas comparações de preços – e você deve fazer o mesmo ao começar a investir na bolsa de valores.

Existem muitas informações perdidas na internet que não são realmente verdade. Por isso, busque entender melhor sobre o assunto antes de começar.

Anúncio

Não toque no fundo de emergência

O objetivo do fundo de emergência é ter um colchão de poupança para poder lidar com possíveis imprevistos.

Uma vez que o investimento envolve riscos, o dinheiro a investir nunca deve vir do fundo de emergência, mas da parte de poupança que não vai precisar e que pode se dar ao luxo de perder se o investimento não sair como esperado.

Conheça o seu perfil de investidor

Sempre que fizermos qualquer tipo de investimento, devemos ter um perfil claro. Este é marcado pelas nossas circunstâncias pessoais; mas, acima de tudo, o trinômio rentabilidade / risco / disponibilidade.

Ou seja, para conhecer o seu perfil de investidor, deve responder a estas três perguntas: que rentabilidade espera obter, que risco está disposto a assumir e que liquidez precisa (nunca é conveniente investir na bolsa de valores um dinheiro que vai precisar a curto prazo).

A sua idade também influencia isto, uma vez que, dependendo do ciclo de vida em que se encontra, prevalecerá mais uma ou outra das variáveis do trinômio.

Comece com pequenas quantidades

A maioria das pessoas que começa a investir na bolsa de valores perde dinheiro. É por isso que recomendamos que você não comece com grandes quantidades.

Os especialistas falam de investimentos iniciais de cerca de 5.000 reais, embora você possa fazer um investimento inicial mesmo com 1.000 reais.

Dedique tempo aos seus investimentos

Como a maioria das coisas importantes da vida, o investimento requer tempo. Embora os retornos passados não garantam os futuros, conhecer o funcionamento do mercado e das empresas cotadas pode ajudá-lo a antecipar tendências.

Outra das dicas para investir na bolsa de valores é que, se não tiver este tempo, faça-o através de um profissional que lhe possa oferecer os seus conselhos e conhecimentos em favor do seu investimento.

Não tenha pressa, invista a longo prazo

Os investimentos a curto prazo implicam sempre menores hipóteses de retorno: aumentar o horizonte temporal pode lhe permitir assumir um risco maior em benefício de um retorno final mais elevado.

Outra das dicas para investir na bolsa de valores é fazê-lo a médio ou longo prazo. Um horizonte de pelo menos cinco anos seria o mínimo que você deve considerar.

Selecione as empresas em que investir

Ao selecionar as empresas em que investir, é importante que você se informe sobre se a empresa paga dividendos, qual foi e é sua trajetória financeira, qual é o comportamento da cotação de suas ações, suas previsões de crescimento ou o que pode acontecer a nível macroeconômico para que essas ações subam.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Diversifique

A regra de ouro do investimento é não colocar todos os ovos no mesmo cesto. Diversificar lhe permite compensar lucros e perdas e distribuir o risco entre os vários títulos ou ações da sua carteira para que a rentabilidade global seja maior.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário