Atualizado em 02/12/2022 15:03 por Éter 7 News
Início Tecnologia Novas tecnologias: conheça as 5 principais para 2023

Novas tecnologias: conheça as 5 principais para 2023

Nos últimos anos estamos testemunhando um momento de instabilidade global marcado por pandemia, inflação, agitação geopolítica, problemas de abastecimento e muitos outros. Diante disso, as novas tecnologias avançaram rapidamente.

Anúncio

Para ajudar você a entender mais sobre as novas tecnologias, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Novas tecnologias: conheça as 5 principais para 2023

Blockchain para redesenhar a confiança

Até agora, os processos de pagamento online envolvendo duas partes eram feitos por um intermediário que verificava os dados através de um sistema centralizado, o que poderia levar a muitos problemas.

Anúncio

No entanto, com o advento da tecnologia blockchain e seu modelo descentralizado, o controle final de uma organização é removido e os dados são armazenados de forma criptografada e muito mais segura.

A descentralização cria novas formas de fazer transações, comunicar e fazer negócios, além de facilitar a automação, o que se traduzirá em um grande impulso.

Prevê-se que em 2025 o valor comercial agregado por esta tecnologia irá aumentar para mais de 176 bilhões de dólares, por isso passou de uma tecnologia exclusiva para o setor financeiro ou mais relacionada a moedas criptográficas, para começar a ser implementada em inúmeros setores.

A Blockchain está criando novas ideias comerciais, além de acelerar o processo de verificação de operações, evitar fraudes e ataques cibernéticos, além de ser altamente eficiente, confiável e seguro.

IoT para um mundo hiperconectado

Estamos testemunhando um momento em que os sensores e redes de dispositivos conectados IoT se tornaram um ponto fundamental para construir o metaverso, melhorar o funcionamento das máquinas inteligentes ou projetar as cidades do futuro.

Há cada vez mais dispositivos inteligentes em nossa vida pessoal e profissional, mas até agora encontramos alguns problemas na comunicação, devido às diferentes plataformas ou sistemas operacionais. Portanto, 2023 será o ano para desenvolver padrões e protocolos globais, a fim de se comunicar de forma mais eficaz.

A tecnologia IoT coleta e interpreta os dados que as máquinas industriais coletam para, posteriormente, oferecer informações sobre o processo, a fim de melhorar a eficiência, economizar custos na produção, detectar novas oportunidades de negócios e tendências de consumo ou favorecer a inovação dos produtos.

E estamos apenas nos estágios iniciais de tudo o que pode ser alcançado, pois as previsões sugerem que cerca de 50 milhões de dispositivos IoT serão usados em 2023.

Assim, será possível criar uma rede maciça de dispositivos interconectados que deem maior segurança, eficiência e tomada de decisões para as empresas, à medida que mais dados são coletados e analisados.

IA e segurança

Intimamente ligado aos dispositivos IoT, uma das grandes tendências para 2023 será assegurar os dados que são trocados entre as redes inteligentes.

Melhorar as capacidades de segurança de tais dispositivos será uma prioridade para as empresas, e a inteligência artificial será fundamental nesta tarefa.

A ascensão do 5G não só significa que a comunicação será mais rápida, como também mais dispositivos podem ser conectados.

A IA e o aprendizado de máquina trazem às soluções de segurança uma abordagem mais proativa e permitem automatizar rapidamente os processos de tomada de decisão, além de criar padrões a partir de dados incompletos ou modificados.

Os algoritmos aprendem com dados de ameaças reais, permitindo detectar perigos mais rapidamente, alcançar uma margem de erro mínima, prever possíveis ameaças e ajudar os especialistas em segurança cibernética a criar protocolos mais robustos.

Computação quântica

É também uma das tendências que está ganhando mais popularidade nos últimos meses, e vai significar um antes e um depois em praticamente todas as facetas da nossa vida.

Esta é uma forma de computação que aproveita fenômenos quânticos como sobreposição e entrelaçamento.

Suas aplicações vão desde a prevenção da propagação de doenças como o coronavírus até o desenvolvimento de novas vacinas, passando pela administração do risco e fraudes do setor financeiro.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

O grande fator diferencial dessa tendência é que os computadores quânticos são muito mais rápidos que os computadores normais; por isso, grandes empresas como Microsoft e Google colocam grandes esforços na inovação neste campo.

Metaverso

Outra tendência que se repete e que se tornou um tema recorrente em qualquer conversa sobre o futuro do setor tecnológico.

Este ambiente tem perspectivas econômicas enormes, e espera-se que em meados desta década atinja 800 milhões de dólares e que em 2030 o número chegue a 2 trilhões e meio.

Independentemente dos problemas que a Meta está tendo para moldar seus planos, o metaverso em sua concepção original pode dar grandes oportunidades às empresas em termos de aumento de sua presença social, trabalho remoto, pagamentos, saúde, compra e venda de produtos, etc.

Já são muitas as empresas que estão usando esse ambiente para melhorar seus produtos, dar outra imagem de marca ou se conectar com seus consumidores. Ainda falta muito para ver este universo digital que mistura realidade virtual e física em um espaço compartilhado online, mas é claro que vai mudar completamente a forma como trabalhamos, compramos e nos divertimos, e já começamos a ver algumas de suas capacidades.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário