Atualizado em 20/09/2022 17:51 por Éter 7 News
Início Esportes Triatlo: tudo o que você precisa saber!

Triatlo: tudo o que você precisa saber!

O triatlo é uma das competições mais intensas fisicamente e requer treinamento em ciclismo, corrida e natação em águas abertas.

Anúncio

Para ajudar você a entender mais sobre o triatlo, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

O que é triatlo?

Um triatlo é um tipo de corrida multiesportiva que consiste em nadar, andar de bicicleta e correr longas distâncias.

Anúncio

Uma corrida de triatlo geralmente é um evento contínuo com apenas intervalos curtos entre cada atividade, para que os atletas tenham tempo de se preparar para a próxima parte da corrida de triatlo.

Os concorrentes começam nadando em águas abertas ou em uma piscina. Em seguida, os concorrentes têm uma breve oportunidade de tirar suas roupas de mergulho e toucas de natação, colocar sapatos de ciclismo e subir em suas bicicletas de triatlo.

A próxima parte da corrida é um passeio de bicicleta, que acontece em uma rota off-road ou nas ruas da cidade. Em seguida, os ciclistas trocam seus tênis de corrida e cruzam a linha de chegada.

O triatlo remonta à década de 1970 e se tornou uma corrida de longa distância muito popular e eventos mundiais de triatlo acontecem em todo o mundo. Inglaterra, Austrália, Califórnia, Japão ou Havaí são alguns dos locais para esse tipo de teste.

O treinamento de triatlo é extremamente rigoroso, pois requer o domínio de três tipos diferentes de esportes de resistência em longas distâncias.

É por isso que os atletas de triatlo seguem planos de treinamento intensos e têm o cuidado de considerar sua hidratação e dieta.

Breve história do triatlo

A história que todo triatleta quer acreditar é a que o triatlo foi criado por dois fuzileiros navais americanos em uma noite bêbada em 1978.

Lá, com a cerveja na mão, eles debateram como poderiam identificar o atleta mais completo, queriam ser capazes de classificar um “super homem” e não tinham ideia melhor do que montar os 3 testes mais difíceis da época.

O vencedor deste evento receberia o título de IRONMAN.

6 distâncias populares de triatlo

As distâncias do triatlo variam dependendo do organizador do evento e da faixa etária, e podem mudar.

Os triatlos modificados usam diferentes combinações de testes, como aquatlo (corrida e natação), aquabike (natação e ciclismo) e duatlo (corrida, ciclismo e depois corrida novamente). Os mais comuns são:

  • Triatlo de distância olímpica. Os Jogos Olímpicos estabeleceram o padrão para o triatlo com as distâncias olímpicas de 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida a pé;
  • Sprint de distância de triatlo (minitriatlo). Um triatlo de sprint fica a metade das distâncias olímpicas. Inclui 750 metros de natação, uma rota de bicicleta de 20 quilômetros e uma corrida de 5 quilômetros;
  • Triatlo de super sprint. É um triatlo de supervelocidade e geralmente é para atletas iniciantes. Tem uma curta distância de 300 metros de natação, 10 quilômetros de bicicleta e 5 quilômetros de corrida;
  • Triatlo Ironman. O triatlo Ironman tem sua origem no Havaí. As distâncias padrão deste evento são: natação de 3,86 quilômetros em mar aberto, 180 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de maratona;
  • Triatlo Médio Ironman. Este teste consiste em 1,9 quilômetros de natação, um passeio de bicicleta de 90 quilômetros e uma corrida de 21,1 quilômetros. Embora a distância do itinerário de ciclismo possa variar;
  • Triatlo de longa distância. Geralmente são campeonatos mundiais organizados pela União Internacional de Triatlo que consistem em um teste de natação de 3,8 quilômetros, 180 quilômetros de pedalada e 42,2 quilômetros de corrida.

De qualquer forma, para participar desse tipo de teste, é necessário treinamento intenso e a ajuda de um treinador. Caso contrário, você pode criar um programa insuficiente para atingir a meta ou até mesmo correr o risco de lesão.

Gostou de saber mais sobre o triatlo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Relacionados:

Siga-nos no Google News:

Deixe um comentário