Atualizado em 12/05/2022 14:09 por Éter 7 News
Início Tecnologia Wifi 7 e o futuro da tecnologia de internet sem fio no Brasil
Wifi 7. Foto: Compara e Poupa.

Wifi 7 e o futuro da tecnologia de internet sem fio no Brasil

Wifi 7. Foto: Compara e Poupa.

Wifi 7: Como será a próxima geração de rede sem fios?

É verdade que mal iniciamos o processo de implementar o Wifi 6 no Brasil, mas nos EUA algumas empresas já começam a discutir as vantagens da próxima geração de internet sem fio: o Wifi 7.

Anúncio

Os brasileiros estão se preparando para dar um salto tecnológico, que vai revolucionar muitos setores da sociedade, com a implementação da internet móvel 5G no Brasil, que já está prevista para funcionar a partir de junho/2022.

Porém, não podemos nos esquecer que boa parte do tempo utilizamos redes de internet Wifi para navegar na internet. Seja em casa, no trabalho ou em algum outro estabelecimento comercial. E se a internet móvel já está na versão 5, no Wifi, a próxima atualização é a versão 7.

Por isso, a seguir explicamos um pouco sobre o que é o Wifi 7, quais as vantagens e como está o processo de implantação do Wifi 6, a versão atual da tecnologia.

Anúncio

O que é o Wifi 7?

Como o próprio nome já diz, o Wifi 7 é a próxima geração de internet sem fio. A tecnologia promete muito mais velocidade e estabilidade nas conexões à internet. Mesmo que ainda não tenha um nome oficial e com uma previsão um pouco distante de ser lançado ao público, o Wifi 7 já vem sendo discutido em eventos de tecnologia nos EUA.

Com uma proposta de superar a qualidade do Wifi 6, estima-se que a nova versão será 4.8x mais rápida. Além disso, propõe também a diminuição da latência, o que permite que a rede seja ainda mais veloz.

Quais as vantagens do Wifi 7?

Como comentamos antes, as principais vantagens estão ligadas à velocidade. Embora o Wifi 6 já seja uma versão atualizada e otimizada, o Wifi 7 tem como objetivo aumentar exponencialmente a velocidade e reduzir drasticamente a latência.

Os especialistas também comentam que a interferência de outros Wifi não será um problema. Portanto, tanto os gamers quanto as pessoas que gostam de assistir streamings em smart TVs ou vídeos no Youtube em 4K, vão poder aproveitar a melhor experiência possível, e sem se preocupar com a interferência da internet da casa ao lado.

Quando o Wifi 7 chegará no Brasil?

É provável que a implementação do Wifi 7 ainda pode demorar um pouco. E esses seriam os principais motivos:

  1. A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e por isso muitos estudos e testes precisam ser realizados;
  2. Ainda estamos em fase de adaptação e implementação do Wifi 6, que requer atualização de vários dispositivos e aparelhos que se conectam à internet;
  3. Porque o nome “Wifi 7” nem é oficial! O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), o órgão responsável pelas normas e padrões pelas redes, nem mesmo deu a ele o apelido de Wifi 7 ainda.

Portanto, a previsão é que o processo seja concluído em 2023 ou 204. E, mesmo assim, provavelmente teremos que esperar mais 1 ou 2 anos para a adoção convencional do mercado. Afinal, a maioria das casas brasileiras ainda funciona com o Wifi 5 e a implementação do Wifi 6 mal começou.

Wifi 6 no Brasil

Bom, como dissemos anteriormente, o Wifi 6 começou a fase de implementação no Brasil agora, em 2022, e por isso temos muito para percorrer até a chegada do Wifi 7, mas isso não é uma má notícia.

O Wifi 6 é uma tecnologia muito potente, que promete revolucionar os planos de internet das casas brasileiras com as seguintes características:

  • O Wifi 6 atinge taxas de transmissão superiores a 1200 Mb/s. Enquanto que o Wifi 5 só atinge algo em torno de 860 Mb/s;
  • Possibilita que até 8 dispositivos sejam conectados, sem perder qualidade e estabilidade.
  • Com o Wifi 6 é possível realizar chamadas de videoconferência em 4K sem travar.

Futuro da internet

O objetivo das redes de Wifi e internet móvel é, cada vez mais, proporcionar uma conexão à internet mais imersiva, capaz de alcançar um ótimo desempenho em aparelhos de realidade virtual, realidade aumentada, jogos em nuvem e videoconferências de alta resolução.

Por isso, estamos ansiosos para aproveitar a implementação da tecnologia 5G, do Wifi 6 e até do Wifi 7, junto com todas as novas oportunidades que eles trarão para o Brasil.

Fonte: comparaepoupa.com.br/planos-de-internet/wifi-7/

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário