Atualizado em 24/03/2022 11:35 por Éter 7 News
Início Negócios Confira dicas para tornar as redes sociais do consultório um sucesso
Confira dicas para tornar as redes sociais do consultório um sucesso. Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com.

Confira dicas para tornar as redes sociais do consultório um sucesso

Confira dicas para tornar as redes sociais do consultório um sucesso. Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com.

Segundo a pesquisa “TIC Domicílios 2020”, realizada pelo Comitê Gestor Da Internet no Brasil, entre os anos de 2020 e 2021 o país estendeu o acesso à internet e redes sociais para mais de 152 milhões de pessoas, compreendendo cerca de 81% da população.

Anúncio

Isso faz com que sejamos um dos oitenta países que possuem mais da metade da população utilizando diariamente os dispositivos móveis, como forma de se comunicar, para fins de entretenimento e como meio de consumir e descobrir novos produtos ou serviços.

Por isso, a criação de perfis institucionais nas redes sociais se torna uma estratégia publicitária extremamente importante para os consultórios odontológicos. Afinal, além de auxiliar na captação de novos potenciais clientes, essa presença digital também:

  • Faz a divulgação do seu trabalho;
  • Ajuda na construção da imagem da marca;
  • Consolida a instituição no mercado;
  • Conquista uma vantagem competitiva importante;
  • Permite a fidelização dos clientes, entre outros.

Isso se dá pois, em conjunto com a facilitação do acesso a esse tipo de plataforma digital, as pessoas têm cada vez mais utilizado esses canais para pesquisar sobre empresas que aceitam plano odonto empresa ou disponibilizam os tratamentos almejados.

Anúncio

Como as redes sociais podem ser utilizadas pelos consultórios odontológicos

Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados às instituições comerciais, o uso das redes sociais como ferramenta de otimização das ações de marketing exige um cuidado especial no ramo da odontologia e da medicina no geral.

Isso porque, a postagem exagerada, mercantilização da profissão e exposição de pacientes e procedimentos podem acabar infringindo o Código de Ética da Odontologia que, por sua vez, é um conjunto de regras regulamentando a divulgação dos serviços ao público.

Assim, ainda que esta seja uma ação permitida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), essa divulgação deve ser feita com atenção e sempre respeitando a legislação estabelecida.

Por exemplo, entre as estratégias permitidas para a promoção de serviços odontológicos – dentro do ambiente digital ou não –, temos:

  • Divulgação do logotipo da marca;
  • Construção de uma identidade visual;
  • Distribuição dos canais de contato e agenda;
  • Comunicação sobre os tipos de plano dentario empresarial aceitos;
  • Explicação sobre as técnicas utilizadas nos procedimentos, entre outros.

No entanto, a lista de restrições exige bastante atenção dos profissionais dentistas, pois ela veta:

  • Publicação de antes e depois de tratamentos;
  • Divulgação do passo a passo dos procedimentos;
  • Promoção de intervenções ou técnicas que não tenham comprovação científica;
  • Consulta ou diagnóstico online;
  • Postagens de pacientes sem autorização dos mesmos;
  • Divulgação de preços ou promoções, entre vários outros.

Caso essas normas sejam descumpridas, o profissional pode ser condenado por infração de ética, sofrendo sanções administrativas que vão desde advertências formais e censura pública, até a suspensão do exercício da profissão ou a cassação da inscrição no CRO.

Dicas para obter sucesso com as redes sociais

Ainda que as potenciais punições possam ser assustadoras, em meio a um ambiente profissional competitivo (o Brasil possui cerca de 634 dentistas por habitante), o investimento no marketing digital se torna fundamental para a sobrevivência dos negócios.

Por isso, se você deseja construir uma presença digital com o auxílio das redes sociais e que fazê-lo com segurança, aqui estão algumas dicas importantes:

1.    Construção do relacionamento com os pacientes

Um dos maiores objetivos do uso comercial das mídias sociais é a construção de um relacionamento mais próximo e humanizado entre empresa e cliente. No ambiente médico e odontológico, essa aproximação se torna ainda mais fundamental.

Por isso, é possível utilizar esses perfis como forma de ampliar os canais de comunicação com os potenciais clientes, compreendendo melhor suas necessidades e desejos – o que será essencial para a fidelização – e como forma de atrair leads mais qualificados.

2.    Segmentação do público

As plataformas digitais (Facebook e Instagram) já naturalmente separam os públicos em nichos de acordo com seus interesses, optar pela adoção das redes sociais pode ser ideal para alcançar os indivíduos que se encaixam nas características da sua empresa.

Assim, você pode impulsionar as postagens da sua marca apenas para um grupo de pessoas específico, por exemplo, os pacientes que possuem plano odontologico para empresas, que tenha tendência a se tornar cliente assíduo dos serviços quando fidelizado.

3.    Divulgação de conteúdo

Por meio da publicação de conteúdos, uma empresa consegue chamar a atenção de pessoas interessadas nos serviços, qualificar os leads tornando-os aptos a concretizar a compra, além de construir uma imagem de autoridade no segmento de atuação.

Desta forma, seja por meio de infográficos sobre os beneficios plano odontologico empresas ou vídeos explicativos, é muito importante prestar atenção nos detalhes, garantindo o emprego de informações relevantes e bem desenvolvidas.

4.    Fidelização dos clientes

As redes sociais são ótimas ferramentas para facilitar a fidelização dos pacientes, ajudando a garantir que eles não somente irão concluir o tratamento na sua instituição, mas também voltarão para novos atendimentos e até atrairão amigos e familiares para o seu negócio.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

No entanto, para que isso seja possível é imprescindível que a gestão da sua empresa seja capaz de identificar mais plataformas mais utilizadas pelo seu público-alvo, no dia a dia. Assim, a definição da persona da empresa e as pesquisas com os clientes são essenciais.

Assim, se o público mais desejado é aquele que utiliza o plano odontologico para mei, é necessário entender se eles utilizam mais o Instagram, o Facebook ou o TikTok e adaptar os seus conteúdos para essas redes.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Siga-nos no Google News:

Relacionados:

Deixe um comentário