Atualizado em 31/08/2022 21:55 por Éter 7 News
Início Saúde Já conhece as lentes de contato dental? Saiba mais sobre esse procedimento

Já conhece as lentes de contato dental? Saiba mais sobre esse procedimento

As lentes de contato dental estão sendo cada vez mais procuradas nos consultórios dentários. Isso porque, têm sido um dos procedimentos mais realizados por famosos.

Anúncio

A cada ano que passa, os procedimentos odontológicos estão ficando mais acessíveis e modernos e isso permite que qualquer pessoa tenha o sorriso dos sonhos.

No entanto, é importante saber como são realizados tais procedimentos e quais são os cuidados que se deve ter após o tratamento.

Anúncio

Neste sentido, ao longo deste conteúdo você descobre tudo o que precisa saber sobre a lente de contato dental. Acompanhe!


Tabela de Conteúdos

O que são lentes de contato

As lentes de contato nada mais são do que um material laminado extremamente fino, que são aplicados no dente do paciente, para tornar o sorriso mais bonito e harmônico.

A técnica com as lentes só devem ser realizadas com um especialista, pois embora seja um tratamento minimamente invasivo, ele requer conhecimentos sobre estrutura, coloração e simetria do sorriso.

Como é realizado o procedimento

O tratamento com a lente nos dentes é feito a partir de uma análise da estrutura dentária do paciente.

O especialista inicialmente, poderá solicitar radiografias, fotografias do rosto, do sorriso e dos dentes. A partir disso, são feitos moldes até mesmo um escaneamento oral para que as lentes possam ser confeccionadas.

Para evitar que o paciente não goste do resultado do tratamento, é possível solicitar ao dentista uma prévia de como ficará o sorriso após a aplicação das lentes de contato.

Para aplicar as lentes, depois de aprovadas, o especialista faz um pequeno desgaste no dente e aplica uma cola específica na lente e a encaixa no dente.

Todas as etapas de prova e ajustes são fundamentais, para que no momento da aplicação todos os detalhes de encaixe estejam milimetricamente corretos.

Portanto, ao pesquisar pelo procedimento facetas de porcelana antes e depois tenha certeza que ele levará um tempo até ser concluído.

Para quem é indicado o tratamento

O tratamento com lentes dentárias são indicadas em vários casos:

  • Para fechar espaços entre os dentes;
  • Para eliminar a aparência de traumas ou fraturas;
  • Alterar formato natural dos dentes;
  • Melhorar a proporção dos dentes;
  • Para tratar dentes muito escuros.

Sendo assim, é importante avaliar com um profissional da odontologia a necessidade e como deverão ser aplicadas as lentes dentárias.

Quais são os cuidados com os dentes após a aplicação das lentes

Após realizar o tratamento é fundamental que o paciente siga todas as recomendações do especialista em faceta dente. Pois, para preservar a prótese e fazer com que o resultado seja ainda mais duradouro, é importante estar atento aos cuidados.

A seguir, listamos detalhadamente quais são eles:

1.    Tenha bons hábitos

Para evitar o comprometimento das lentes é importante manter bons hábitos. Isto é, evitar fumar cigarros, consumo excessivo de café, vinhos tintos e chás escuros.

Também é importante manter uma boa higienização para evitar problemas nas lentes e nos demais dentes.

Outro hábito que deve ser mantido, mesmo após a aplicação das lentes, é o uso do fio dental. É imprescindível que se faça a higienização completa e o fio dental não pode ficar de fora.

2.    Faça visitas regularmente

Após o tratamento com a aplicação das lentes de contato para dentes, o recomendado é que se faça visitas anualmente para possíveis manutenções nas lâminas.

No entanto, essas visitas são importantes também para avaliar as condições gerais do paciente.

Pois, se o indivíduo sofre com bruxismo, é importante que ele faça uso de placas específicas para o distúrbio. Além de não comprometer as lentes, o tratamento do bruxismo permite que o paciente tenha mais qualidade de vida.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

3.    Fique atento aos clareadores e demais tratamentos

Alguns procedimentos, quando não realizados corretamente, podem comprometer o tratamento das lentes.

Por isso, é importante ficar atento a todos os tratamentos que serão realizados. O clareamento dentário é um deles, por exemplo, pois as substâncias químicas podem fazer com que as lentes percam o brilho delas.

Leia também:

Claro, que é possível realizar a substituição das lentes, mas evitar danificá-las é muito melhor.

4.   Não descuide da saúde bucal: Visite um dentista regularmente

Como foi dito anteriormente, após a aplicação das lentes dentárias, o paciente precisa realizar consultas de rotina com o especialista. São esses cuidados que evitam que você tenha que realizar a troca das lentes em um curto espaço de tempo.

Com os devidos cuidados, as lentes de contato podem durar muitos anos, sem ter problemas.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Relacionados:

Siga-nos no Google News:

Deixe um comentário