Siga-nos no Google News:

Crianças com aparelho: saiba os principais cuidados

Atualizado em 30/09/2021 18:17 por Éter 7 News

Apesar da maior recorrência em adolescentes, é cada vez mais comum encontrar no dia a dia crianças com aparelho.





Isso acontece essencialmente por uma questão de necessidade, justamente para evitar uma série de problemas que fogem do controle dos pais, próprias crianças e até mesmo dos próprios especialistas.

Mas por que o uso de aparelho de dente vem sendo cada vez mais recomendado para as crianças nos dias de hoje? Quais são as funcionalidades, benefícios desse instrumento?

É isso que veremos no artigo a seguir, além do que as crianças devem fazer para que o tratamento com aparelhos seja o mais qualificado possível.

Aparelhos odontológicos

Para começar, é importante entender de fato o que é um aparelho odontológico e quais são as suas funcionalidades, seja para tratamentos em crianças, adolescentes ou adultos.

Bom, o aparelho odontológico, como o aparelho dentário de porcelana, é um instrumento que varia de tamanho, modelo, precisão e eficiência de acordo com o tipo que estamos discutindo.

Apesar dessa variação, os principais objetivos do uso deste tratamento sempre se assemelham. De modo geral, os aparelhos dentários podem ser recomendados para diferentes tipos de problemas dentários nas crianças, tais como:

  • Má formação dos dentes;
  • Má oclusão dentária;
  • Mordida cruzada;
  • Dentes tortos;
  • Dentes separados.

Durante muito tempo, o uso desses aparelhos era mais recomendado para adolescentes, pois assim o dentista conseguia ter uma noção maior da necessidade de cada paciente.

Entretanto, para evitar que esses problemas se agravem, a recomendação vem sendo modificada, e cada vez mais crianças utilizam o aparelho odontológico.

Tipos de aparelhos

Como dissemos, existem diferentes tipos e modelos de aparelhos odontológicos. Normalmente, um tratamento com esse instrumento começa com o aparelho fixo, que é um modelo mais forte, firme e robusto, proporcionando a reversão de quadros importantes.

Após um bom período utilizando o aparelho fixo, o dentista fará uma observação para determinar se pode ser executada a troca do modelo, optando, normalmente, por um aparelho dentário móvel.

 

Esse modelo, diferentemente do primeiro, pode ser retirado em situações específicas, como na hora de comer, dormir e tomar banho, por exemplo.

Por conta dessa mobilidade, o tratamento nessa etapa não é tão agressivo, facilitando a adaptação. De modo geral, o modelo móvel garante maior fixação para que o processo seja concluído de maneira adequada.

Ainda existe um outro modelo de aparelho odontológico que é muito utilizado pela odontologia estética, novidade no mercado, e que também merece ser destacado.

Estamos falando do aparelho dentário invisível, que se assemelha aos modelos móveis, mas são ainda mais discretos, quase que imperceptíveis.

Observações importantes

O uso dos aparelhos odontológicos podem garantir algumas vantagens importantes, ajudando as crianças a terem um sorriso cada vez mais qualificado.

Entretanto, é fundamental que as crianças, juntamente com seus pais e seus dentistas, saibam cuidar corretamente desse instrumento.

No caso dos aparelhos fixos, é importante executar a troca do aparelho após um determinado período, já que é bastante possível que os braquetes se quebrem em algum momento, perdendo sua funcionalidade.

Já no caso dos modelos móveis, é fundamental que a limpeza do aparelho seja bem executada, utilizando água e sem produtos químicos.

Ainda, quando o aparelho for retirado da boca, é fundamental guardá-lo em um local adequado, como nas próprias caixinhas entregues pelos dentistas.

Dessa maneira evita que o aparelho entre em contato com sujeira, o que poderia proporcionar o acúmulo de bactérias no instrumento.

Cuidados importantes

Para finalizar, é fundamental destacar certos cuidados que as pessoas, especialmente as crianças, devem ter com relação a sua saúde bucal.

Nessa idade, é muito comum que as crianças ainda não tenham uma dieta balanceada, e normalmente o consumo de alimentos açucarados é bastante grande, facilitando a entrada de bactérias na boca e aumentando as chances de doenças bucais surgirem.

Nesse sentido, é fundamental o trabalho dos pais junto a seus filhos, proporcionando hábitos de higienização que eles levarão para o resto da vida, como a escovação dos dentes diversas vezes ao dia e o uso do fio dental para complementar a escovação.

Por fim, ainda é essencial que pais levem seus filhos regularmente para uma clínica odontológica infantil, a fim de ter uma ajuda profissional para observar como estão os cuidados com a saúde bucal e se existe a necessidade de um procedimento odontológico específico, como o próprio uso dos aparelhos odontológicos citados ao longo do artigo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário