Pandemia: Organização de networking global pivota durante a pandemia e fatura 1 bilhão no Brasil e 17 bilhões de dólares no mercado global

Atualizado em 24/08/2021 22:13 por Éter 7 News

Anúncio

Sempre olhando para o empreendedorismo e a forma de se comunicar nos negócios, o Business Network International (BNI) chegou ao Brasil em 2009. Em 12 anos, a organização já está presente em 13 estados, além de contar com cerca de 213 grupos locais; a empresa pretende ultrapassar a marca de 8.000 empresários-membros ainda este ano

São Paulo, agosto de 2021 – A pandemia do coronavírus abriu novas oportunidades e perspectivas para uma grande parcela da população brasileira que tiveram suas vidas mudadas e buscaram em um novo negócio uma alternativa como fonte de renda. Para se ter ideia, o número de Microempreendedores Individuais (MEI) cresceu no país ao longo de 2020. De acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, no fim do terceiro quadrimestre de 2020 existiam 11 milhões MEIs ativos no Brasil. Em março deste ano, eles já respondiam por 56,7% do total de negócios em funcionamento no país.

É sempre pensando neste crescimento de empreendedorismo e negócios que, em 2009, a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo, o Business Network International (BNI), chegou ao Brasil. Trazido ao país por Marcos R. Martins, CEO da BNI Brasil, e Mara Leme Martins, VP BNI Brasil, o BNI é uma organização visionária que iniciou a economia colaborativa há mais de 36 anos, quando foi fundada por Ivan Misner. “Assim como nos mais de 80 países em que o BNI está presente, estamos mudando a forma como o Brasil faz negócios. Cada vez mais, os empresários estão aprendendo os benefícios da filosofia “Givers Gain”, ou seja, “se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se interessar em me ajudar também”. É a Lei da Reciprocidade em ação no mundo dos negócios”, explica Mara Martins.

O BNI é uma rede de relacionamentos mundial, com mais de 280 mil profissionais em mais de 80 países, nos mais diversos segmentos de negócios. No Brasil, já está presente em 13 estados. “Nós já somos 7,8 mil membros locais, além de 213 unidades (grupos) e 461 mil referências de membros nos últimos doze meses. Além disso, já estamos em processo de implementação em mais 9 estados. A nossa visão é justamente em busca de construirmos um mundo onde a confiança colaborativa é a moeda mais valiosa nos negócios, nos relacionamentos e na vida. Buscamos mudar a forma como o mundo faz negócios através de reuniões semanais que promovem o apoio entre seus membros, gerando referências de negócios, trazendo valor com ética e qualidade”, completa a VP do BNI Brasil.

Anúncio

O crescimento na pandemia

Apesar da crise econômica pela qual passa o Brasil e o mundo, somente nos últimos 12 meses os empresários-membros do BNI geraram mais de R$1 bilhão em negócios fechados para suas empresas. “Isso tudo operando de maneira virtual e mostrando que é possível crescer de forma colaborativa e online. Um empresário buscando o sucesso do outro. Se todos pensam assim, todos ganham. O BNI acredita na Lei da Reciprocidade no mundo dos negócios, algo, à primeira vista, impensável em um ambiente empresarial tão competitivo, mas que vem ganhando espaço nas cidades brasileiras. Em 2021, no Brasil, vamos ultrapassar a marca de 8.500 empresários-membros do BNI”, explica Mara Martins.

Leia também:

Uma das soluções globais para a BNI dar continuidade às reuniões foi o lançamento do BNI Online, que aconteceu em fevereiro de 2020. “Para passar pelo período da pandemia da melhor forma, foi criada uma nova agenda para o BNI Online. Todas as reuniões passaram a ter slides padronizados, utilização de Enquetes, QR Codes e Salas Simultâneas para ajudar na conversão e engajamento de membros e convidados. Até o final de 2020, de acordo com o índice do NPS, que mede a satisfação do cliente, o BNI atingiu 98,75%”, diz Mara.

Além disso, o BNI Brasil continua se destacando, ficando entre os oito países com maior operação BNI no mundo em 2021. “O marketing de referência e indicações nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje, onde as empresas precisam conquistar novos clientes, presencial ou remotamente, para não colocar em risco a sua operação. Não são poucos os casos de empresários que afirmam que ainda permanecem com suas empresas abertas durante esta pandemia, devido à sua participação na organização BNI, que lhes proporciona um fluxo contínuo de referências de novos negócios. Relatando que 20%, 30%, 50% e até 70% de seus novos clientes vem através de sua equipe BNI”, conclui a VP BNI Brasil.

Sobre a BNI

Fundado em 1985, o BNI é a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo. Os membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor, o Givers Gain. Todas as semanas, em milhares de comunidades no mundo inteiro, os membros se reúnem com outros respeitados líderes de negócios para construir e intensificar relacionamentos duradouros e passar referências de negócios qualificados. A afiliação ao BNI oferece acesso a treinamento de negócios, aprendizado com colegas e oportunidades para fazer networking e negócios com centenas de milhares de membros do BNI no mundo inteiro.

Deixe um comentário