Por que investir em marketing digital para varejo?

Luciana Gama Penteado. Foto: Divulgação.

Por que investir em marketing digital para varejo?

Atualizado em 11/05/2021 15:58 por Éter 7 News

*Luciana Gama Penteado

Não é de hoje que a forte competição dentro do mercado varejista torna a missão de abrir um novo negócio, ou manter empreendimentos antigos um desafio.

E se engana quem acredita que apenas as grandes empresas e marcas renomadas precisam desenvolver novas estratégias de crescimento.

É nesse cenário que o marketing digital se tornou um termo tão presente e frequente dentro de conversas sobre empreendedorismo e sucesso da marca.

Entre as posturas mais importantes de um empreendedor que busca um bom espaço na competição econômica, é necessário entender que o marketing digital vem para somar as estratégias mais clássicas para o fortalecimento da marca.

Mas afinal, você está familiarizado com o marketing digital? Você sabe quais estratégias são essas?

O que é o marketing digital? 

O investimento em marketing é um tipo de ação muito comum dentro de empresas. E tem como objetivo fazer com que as marcas e negócios se aproximem mais do público e clientes.

Com a presença quase que integral da internet e tecnologias na rotina das pessoas, surgiu um novo “braço” desse marketing, mais voltado para estratégias online, em redes sociais, sites de busca, entre outros meios digitais.

Qual a importância do marketing digital para o varejo? 

Sabendo resumidamente qual é o objetivo do marketing digital, fica mais fácil entender o porquê empreendedores do varejo precisam incorporar essas estratégias em seu negócio.

Entre as justificativas, é possível destacar as mais “simples” e nítidas:

  • Possibilidade de conhecer melhor o perfil de seu cliente;
  • Antecipação de decisões e preferências do público, se posicionamento à frente da concorrência;
  • Promoção dos produtos de forma mais dinâmica;
  • E principalmente, o aumento das vendas.

Lembrando que entra as vantagens do investimento em marketing digital para o varejo, é interessante destacar que essas estratégias, quando bem executadas, têm o poder de afetar diretamente as emoções do público-alvo.

Formulando assim, todo um ciclo com benefícios já citados, como por exemplo a possibilidade de estar a frente da concorrência, o que aumenta sua visualização e quantidade de vendas, e que afeta consequentemente o lucro de seu negócio.

O consumidor passa a ser influenciado não só por estratégias montadas e pensadas para o ponto de venda, mas também por plataformas digitais e redes sociais que estão 24 horas por dia ao alcance de boa parte do público.

Outra questão que precisa ser destacada é que muitos dos clientes que se mantêm conectados, na hora da decisão de que marca ou empresa optar, passam pelo momento de consulta de informação na internet.

Logo, manter-se presente e bem estabelecido no cenário digital não é só importante, mas se torna essencial para seu negócio angariar novos clientes, e manter, com mais tranquilidade, um bom posicionamento em relação à concorrência.

Ferramentas de marketing digital que podem ser usadas no varejo 

Depois de entender o que é o marketing digital e algumas de suas inúmeras vantagens quando implementado em um empreendimento, é importante estudar as estratégias que podem ser utilizadas, e quais as ferramentas que podem facilitar e favorecer essas ações.

Mas antes de passar para a etapa de indicações de ferramentas, é fundamental reforçar que o mundo do marketing digital passa por mudanças e atualizações constantes.

A plataforma e o recurso utilizado hoje, pode ser insuficiente e retrógrado amanhã. Por isso, sempre estude e esteja antenado em relação às novas ideias, ações e demandas. Sendo assim, confira algumas das ferramentas mais utilizadas no setor:

1 – Google Analytics

Obviamente, a empresa mais importante do mundo digital teria uma ferramenta voltada para o marketing, não é mesmo? Uma só não, muitas.

Entre elas, o Google Analytics é uma das mais utilizadas, e obrigatórias para quem já tem um site, aplicativo ou blog.

Com a ferramenta você é capaz de analisar melhor seu público, como seus visitantes se comportam em sua página, dados do seu negócio, entre outras informações.

2 – SimilarWeb

Essa ferramenta é fundamental para quem quer visualizar melhor o cenário do mercado. O SimilarWeb analisa seu site, focando na comparação com a concorrência.

3 – Ubersuggest

Para os negócios que marcam presença no cenário digital, saber quais são as palavras-chave mais importantes para seu segmento é uma informação fundamental.

O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, que apresenta diversas informações, como por exemplo, o volume de tráfego, a competitividade,e diferentes termos que você pode optar na hora de fazer um texto para o site ou blog.

4 – mLabs

É fundamental que seu empreendimento não foque apenas na empresa em plataformas de busca, com sites e blogs, mas também atue nas redes sociais.

O mLabs é uma ferramenta interessantíssima para o gerenciamento de redes sociais. Nele você consegue responder comentários, agendar publicações, analisar métricas dos perfis, entre outras ações.

5 – Google Ads

Sendo mais uma das ferramentas do Google, o Ads é uma plataforma que te permite criar anúncios para o site de busca, incluindo links patrocinados. Ótimo para empreendimentos que precisam de um maior alcance e mais visualizações.

Marcas que investem em marketing digital

Como explicado anteriormente, se engana quem acredita que o marketing digital é assunto apenas das grandes marcas. As estratégias para aproximação com o consumidor são fundamentais para a boa performance de seu negócio.

Mesmo assim, foram separados aqui dois exemplos de ações de marketing digital de dois importantes empreendimentos do mercado, para que você entenda a genialidade desse tipo de trabalho.

Starbucks

A rede de cafeterias Starbucks, vendo o cenário de isolamento social e medidas de saúde durante a pandemia, desenvolve frequentemente em suas redes sociais posts sobre seu serviço de “pedidos para viagem”.

Colocando essa opção como mais interessante durante tal momento, a empresa entende os acontecimentos do mundo, e soube promover seus serviços adaptados.

Além disso, expõem com certa periodicidade fotos de seus funcionários com máscara, e seguindo todos os cuidados necessários por conta do coronavírus.

Mostrando a seus clientes que se sensibiliza com o momento, e segue os conselhos estabelecidos pelas autoridades de saúde.

Nespresso 

A marca Nespresso, também analisando o momento vivido pela sociedade, passou a desenvolver campanhas que mostram a importância da presença do famoso “cafezinho” na sua rotina do dia a dia, principalmente no home office.

Usando assim, um consumo quase que cultural do brasileiro e a pandemia, para se estabelecer como marca presente na vida de seus clientes.

Outra estratégia foi perceber o clima tropical do país, e assim fortalecer a linha de cápsulas de café própria para o verão: a linha de bebidas geladas.

Assim, não dá mais para acreditar que qualquer empreendimento esteja “livre” do investimento em marketing digital.

A tecnologia é uma realidade na vida do consumidor, e deve ser utilizada também para o bem de seu negócio. Atualize suas estratégias!

*Luciana Gama Penteado, Gerente de Marketing na Localoo, atualmente atua em Paris para o mercado brasileiro.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *