Entenda a diferença entre comunicação interna e assessoria de imprensa

Atualizado em 25/02/2021 15:59 por Éter 7 News

Anúncio

No mundo atual sabemos que a comunicação é essencial para vivermos e, no mundo dos negócios, todo empreendedor sabe a importância de manter uma boa comunicação entre empresa e público. Para isso, temos a Assessoria de Imprensa, que é vista como uma forma de fortalecer a marca e o sucesso do negócio.

Maria Fernanda Benedet. Foto: Divulgação.
Maria Fernanda Benedet. Foto: Divulgação.

Mas nesse método, não existe somente a Assessoria de imprensa. Podemos colocar em pauta também a comunicação interna das empresas. Vale ressaltar que os dois métodos têm a mesma base: comunicação. Então, se você quer crescer ainda mais a sua empresa, pode apostar somente na comunicação interna? Ou precisa da assessoria de imprensa?

A verdade é que existem algumas diferenças super importantes nessas duas estratégias de comunicação, fazendo com que ambas se completem e tragam mais resultados juntas.

Anúncio

Entenda melhor sobre os dois métodos abaixo:

Assessoria de Imprensa

Esse é um método de comunicação para que as instituições tenham uma relação com os veículos midiáticos. 

O principal intuito de uma assessoria de imprensa é expor as ideias, objetivos e projetos da empresa para a mídia – seja telejornal, jornal impresso, portais online, rádios e/ou podcasts.

Para muito além de intermediar a interação entre cliente e mídia, o trabalho da assessoria de imprensa demonstra o diferencial da empresa, conquistando destaque e uma boa representação na imprensa.

Além disso, é um trabalho fundamental para que a imprensa e sociedade criem uma boa percepção da marca.

É importante distinguirmos o trabalho da Assessoria de Imprensa de publicidade paga. Diferente de anúncios pagos, os assessores de imprensa trabalham de forma orgânica, conquistando espaços nas mídias sem troca financeira entre empresa e veículo de comunicação.

Em um trabalho como o de assessoria, o assessor precisa buscar aprender sobre o mercado em que o cliente atua. 

Além disso, é de suma importância que a assessoria de imprensa entenda a história e os valores do cliente – tanto as propostas, quanto os objetivos, as conquistas e pontos fracos e fortes do negócio.

Comunicação Interna

Diferente da Assessoria, que precisa conversar com os veículos de comunicação, a Comunicação Interna precisa ser trabalhada dentro da empresa, buscando manter uma comunicação alinhada entre os líderes e colaboradores.

Receba Notícias e Conteúdos Legais em nosso WhatsApp!
*Só nós postamos no grupo, então não há spam! Pode vir tranquilo.

A comunicação interna tem um papel estratégico dentro das empresas.

Sabemos que as empresas são feitas de diversos setores, como RH, Marketing, Financeiro, Administrativo e por aí vai. 

Visto isso, é necessário que a empresa consiga manter uma comunicação clara e objetiva entre todos os setores, para que todos os colaboradores mantenham-se dentro da realidade da organização.

Para além de tudo isso, o principal objetivo de trabalhar a Comunicação Interna de uma empresa, é fazer com que os objetivos e valores da marca estejam alinhados com os de seus colaboradores. 

Esse é um dos principais métodos para fazer com que os funcionários sintam-se mais valorizados e engajados no trabalho.

Para as organizações, é importante entender que ações de Comunicação Interna trazem benefícios para todos os negócios.

Além de manter toda a equipe alinhada com a missão e estratégia da empresa, a Comunicação Interna faz com que os processos dentro da empresa sejam mais agilizados e o ambiente de trabalho seja mais harmonioso.

É importante que as instituições que desejam crescer e se estabelecer no mercado atual, apostem em um trabalho mútuo entre Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna. 

Dessa forma, os colaboradores mantêm-se engajados e alinhados à empresa, aumentando as chances de conquistar destaques e valorização à marca em veículos de comunicação.

*Maria Fernanda Benedet é jornalista e assessora de imprensa na Comunica PR.

Deixe um comentário