Carreira feminina: secretariado virtual traz vantagens e permite horário flexível

Atualizado em 03/11/2020 14:59 por Éter 7 News

Anúncio

*Anna Oliveira

Durante a pandemia, profissionais se viram obrigados a se aventurarem em diferentes áreas, seja pelo desemprego ou em busca de uma renda extra. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), as mulheres foram as mais afetadas nesta crise, sendo que sete milhões delas deixaram o mercado de trabalho – um número 25% maior em relação a mão de obra masculina. Por conta disso e a flexibilidade em questões de horário, local e tempo, uma das opções de trabalho que ganhou muitas caras novas neste período, foi o Secretariado Remoto.

Acredito que, em meio a este período de isolamento social, os profissionais precisaram abrir os olhos para novas oportunidades de trabalho. Nessa profissão, realizamos a execução de tarefas burocráticas para empresas e profissionais liberais, como por exemplo, nas áreas de secretariado (gerenciamento de agendas, planejamento de viagens, assessoria executiva, atendimento personalizado aos clientes, elaboração de propostas e relatórios, etc.), nas áreas administrativa e financeira (cobranças, negociação de dívidas, fluxo de caixa, pagamentos de contas, etc.), e  na área comercial (prospecção, captação de leads, elaboração de propostas, pesquisa de satisfação, etc.). São atividades personalizadas que dependem muito do que o cliente quer e necessita. Existem grandes oportunidades de crescimento para quem deseja trabalhar com o Secretariado Remoto, além de realizarmos as atividades de forma virtual e remota e o trabalho ser home office.

Anúncio

Além disso, é importante deixar claro que, como em todos os trabalhos, há suas vantagens e desvantagens. Neste caso, a principal desvantagem é a falta de apoio dos amigos e familiares no início da carreira. Ficar ciente desde o começo é o que ajuda a não desanimar. É um processo de adaptação tanto para quem começa a trabalhar, quanto para seus amigos e familiares, então o respeito mútuo é o principal aliado nesse momento.

Leia também:

Precisamos também deixar claro que as coisas não acontecem de uma hora para outra. Os profissionais não podem começar achando que no segundo dia de trabalho já terão grandes resultados, os clientes são conquistados com persistência, foco e calma. Para motivar quem tem interesse em trabalhar no ramo do Secretariado Remoto, listo as principais vantagens da área:

  1. Mobilidade: quando estamos falando em mobilidade significa que, como profissionais remotos e virtuais, podemos executar as nossas tarefas diárias em qualquer lugar, desde que você tenha um computador, celular e wifi. Para quem gosta de trabalhar em diferentes locais ou às vezes precisa fazer uma viagem de urgência, o trabalho remoto pode ser uma das melhores opções.
  2. Tempo: trabalhando de forma remota, o tempo é algo que podemos administrar à nosso favor. Como Secretária Remota, estipulamos as horas que pretendemos trabalhar por dia ou semana. Essa flexibilidade proporciona mais tempo livre para cuidar de assuntos pessoais, ficar com a família e amigos, cuidar dos filhos e nos dá a oportunidade de aproveitar mais a vida do que quando estamos trancadas em um escritório todos os dias.
  3. Salário: assim como o tempo, o salário também é algo que temos o privilégio de definir. Vale ressaltar que, quanto maior for a renda que você estipula ganhar, maior será o seu trabalho para conquistá-la. É possível que o profissional tenha uma renda muito satisfatória no final do mês, mas tudo isso também depende da sua qualificação, suas experiências, o nicho do mercado que ele pretende atuar, força de vontade e determinação para alcançar seus clientes de uma forma assertiva e eficiente.

Por fim, acredito que a profissão de Secretariado Remoto ganhará cada vez mais espaço e força no mercado. Não somente porque temos profissionais qualificados exercendo a profissão, mas pelo fato desta nova forma de trabalho atrair tanto as pessoas que executam quanto as pessoas que contratam (temos uma demanda significativa de profissionais liberais, empreendedores, empresas de pequeno e médio porte adotando esta nova forma de trabalho).

*Anna Oliveira é Secretária Remota Especialista e sócia-fundadora da Remottas. Atua em segmentos empresariais ajudando profissionais liberais, empreendedores e empresários a gerir os seus negócios de forma descomplicada, organizada e com alta eficiência. Possui 15 anos de experiência nas áreas de gestão administrativa, financeira, comercial e de secretariado. Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue (UNINTER/PR), Especialista em Assessoria Executiva (UNINTER/PR), Graduada em Processos Gerenciais (FATEC).

Deixe um comentário