Ciclismo, vale a pena?

Atualizado em 05/10/2020 15:03 por Éter 7 News

A prática dos esportes é algo fenomenal, fantástico!

É sem igual o número de benefícios para o corpo, a mente e a alma. Pode ser uma caminhadinha regular, uma esteira na privacidade de casa, a academia com os amigos, ou, uma das melhores opções, a pedalada.

Esse texto irá pender para a bike, com certeza. O “pedal”, que é como é chamada essa atividade depois de alguma prática, é viciante. Como tudo na vida, começa-se aos poucos em percursos leves e curtos, e então, a sonhada resistência começa a aparecer, e aqueles pesados 2 ou 3 km, já são simples desafios que têm sabor de quero mais…

Nesse momento você faz planejamentos com trajetos mais extensos, como 10, 15, 20 e até 50 km, e o mais legal de tudo é que isso pode acontecer em 4 ou 5 meses, irá depender de cada um…. Já vi alguns ciclistas pedalarem 200 km num dia, de forma tão tranquila como alguém que pedala 5 km. Alguns aplicativos para celular podem agilizar esse processo.

Você decide, conforme a sua evolução, o quanto fará!

Não importa o estilo, seja bicicleta speed ou mountain bike, quando você pratica um esporte como o ciclismo, muita coisa melhora. O seu sono, o seu humor, a sua disposição para o dia-a-dia, entre outros, farão você muito provavelmente se surpreender.

Novas amizades podem surgir, pois nesse meio existem muitos grupos, onde os ciclistas praticam o “pedal” juntos, o que é uma boa alternativa para não sair por aí sozinho, em longas distâncias. Normalmente, pessoas da mesma localidade, frequentam os grupos, e pode-se perceber que são pessoas alegres, sempre dispostas, que com fraternidade fazem todos se sentirem bem.

Em Pinhais tem um grupo de ciclistas, muito bom de participar. Chama-se Bike Pinhais, poderá encontrá-los facilmente nas redes sociais. Bora lá, participar!

Foto: Pixabay no Pexels.
Foto: Pixabay no Pexels.

Alguns requisitos importantes se você decidir se aventurar:

  • Bicicleta revisada, para evitar problemas no meio da atividade;
  • Material de reposição, como câmara reserva;
  • Água;
  • Algum dinheiro, para eventualidades;
  • Capacete, item obrigatório para a segurança;
  • Luz na bike, para pedal noturno;
  • Roupa adequada, para facilitar a atividade esportiva em relação ao conforto e também como item sinalizador para os veículos;
  • Pedalar em lugares adequados, buscando sempre a sua segurança e do grupo.

Muitos municípios têm investido nas ciclovias. Bons exemplos, são os municípios de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras que têm extensas ciclovias onde os ciclistas podem praticar com mais segurança.

Arrisco dizer que é uma atividade de cura para qualquer problema da alma. Está passando por momentos difíceis ou sente-se desencontrado? Faça um teste, pedale alguns dias…. A sua energia vibrará pelo seu corpo em harmonia, hormônios serão disparados e um novo cenário na sua prática corporal será muito positivo para a sua vida.

Investir em saúde é isso, pedalar buscando o divertimento em lugares propícios, desafiando sempre os próprios limites de forma positiva, mas principalmente, sentindo-se feliz com a prática da atividade.

Você já pedala? Conte-nos um pouco da sua experiência nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *